sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
CONGRATULAÇÃO.
Olá,visitante internauta,tudo bem?
Se você for do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM,muito obrigado pela interação.Mas se você não for do curso,muito obrigado pela visita e sinta-se à vontade.Aqui você encontra muitas informações relevantes para o seu máximo desempenho profissional,intelectual,social,moral,econômico e assim,sucessivamente.
E você pode escolher a língua desejada:Portuguesa ou Inglesa.
É isso aí.Até breve.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
QUANTAS SAUDADES!
É!O curso acabou e agora só nos restam as recordações,que para mim foram todas boas.Todos os encontros,do início ao fim,para mim eram enebriantes.Porque no início era a surpresa,depois vinha a expectariva da chegada dos colegas,a confraternização no memento do lanche,os trabalhos em grupo,as nossas participações,a simpatia dos colegas,a descontração,tudo,tudo muito legal e enternecedor!
Pena que o quê é bom ¨dura pouco¨.Apesar da duração ,que foi de um ano,passou tão rápido quanto um estalo dos dedos.
Mas a vida continua,2009 está aí e juntos estaremos lá em outro curso,outras oficinas ou quem sabe até na Universidade cursando Mestrado,OXALÁ!
Essa foto mostra nossa confraternização no último encontro,no CEM 02 de Ceilândia.
Um abraço,até breve.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
DESEJOS.
Olá amigos do ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM,tudo bem com vocês?
Essa é uma época que tem o grande poder de tornar as pessoas mais emotivas,mais dóceis,mais felizes,mais amantes e mais amadas,pois estamos prestes a comemorarmos mais um aniversário de Jesus Cristo,nosso salvador.
Por isso, as pessoas vão às compras,enfeitam suas garagens,montam suas árvores e as enfeitam,mandam cartões e ligam para os parentes e amigos que estão longe.Sempre com espírito fraterno,de acordo com a religiosidade de cada um.
Assim,eu desejo a todos vocês um FELICÍSSIMO NATAL E UM EXCELENTÍSSIMO 2009 para vocês e todas as suas famílias.Que a paz de Cristo envolva todos vocês e que nesse ano vindouro todos vocês consigam realizar todos os seus sonhos,desejos e planos.
Que haja muito amor,sucesso,paz,harmonia,união e realizações em seus caminhos.
Um fortíssimo abraço e um beijo no coração de todos vocês.
Até breve.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
SEMINÁRIO FINAL DO CURSO.
Queridos tutores Maurício,Lenita e colegas do curso Alfabetização & Linguagem!
Venho através desta,lamentar muitíssimo e pedir mil perdões pelo fato de não ter ido ao Seminário Final desse curso.O fato é que houve alguns percalços na minha rotina profissional que não me permitiram participar desse encontro que eu tanto aguardei/fantasiei/sonhei.
Olha meus amigos,confesso que estou com a consciência pesada por ter perdido esse encontro final,o coração batendo forte e uma lágrima insiste em molhar meu rosto de tanta emoção que sinto nesso momento.Plagiando a fala do professor Maurício: ¨essa fortaleza¨está aqui buscando força e coragem nos mais íntimos sentimentos para digitar essas palavras e expressar o que sinto agora:saudade,nostalgia,ao mesmo tempo que vem ao meu coração uma vontade louca de fazer a diferença,de ser um diferencial,como estava escrito naquele poema que lemos e comentamos na última aula: ¨Não importa para quem,quando,de que maneira.Sempre que for possível,sempre que depender de você,e principalmente,dentro de suas possibilidades,vá além...Esse poderá ser o seu diferencial.¨(Autor desconhecido).
Pessoas maravilhosas,se eu não tive coragem de agradecer pessoalmente,talvez por uma pontinha de vergonha,faço-o agora.Muitíssimo obrigado aos Tutores Lenita e Maurício pela luz que vocês colocaram no meu caminho,alertando-me da necessidade de sempre continuar caminhando,de continuar buscando sempre mais,indo além do horizonte.Muitíssimo obrigado aos colegas do matutino e do verpertino pelos momentos mágicos e enebriantes que tivemos durante as aulas,nos trabalhos em grupo,nas dinâmicas,muitíssimo grato por tudo.
Mas eu quero pedir perdão mais uma vez.Pedão pelas falha,pelos erros que cometi,talvez até sem perceber,perdão por tudo,meus amigos.Não se esqueçam que eu estimo muito,todos vocês.
E sugiro que continuemos nossa comunicação através de telefone,do e-mail coletivo ou pessoal,o importante é não nos calarmos,não desaparecermos.Vamos fazer com que nossas palavras continuem ecoando pelos luares da vida.
Queridos e queridas,recebam um fortíssimo abraço,um beijo no coração,tudo de bom para todos vocês,muita paz,sucesso,coragem e amor.FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO para todos vocês.Até o próximo curso.
04-12-2008.
Olá amigos do curso Alfabetização & Linguagem e visitantes!
Estou fazendo essa postagem, com grande aperto no coração,pois estou registrando os acontecimentos do nosso último encontro de um dos melhores cursos que eu já tive o imensurável prazer de participar nesses onze anos de Secretaria de Educação do Distrito Federal.Pois foi um curso apaixonante,muito bem planejado,ministrado,entrosado,motivador e relevante para o nosso processo de formação continuada.
Assim,como de costume,cheguei cedo ao Centro Cultural do CEM 02 de Ceilândia,onde as aulas eram ministradas.Logo os colegas foram chegando e em seguida lanchamos e fizemos um amigo-oculto.Depois fizemos uma dinânmica que consistia em escrevermos mensagens nos cartões dos colegas(muitíssimo obrigado a todos os colegas que escreveram no meu cartão,vou guardá-lo como recordação dos doces momentos que passamos juntos nesse curso Alfabetização & Linguagem).
Depois recebemos vários textos cujos comentários foram feitos pelo tutor Maurício.Eis os títulos: Enunciação e ensino: a prática de análise linguística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva,de Tanara Zingano Khun,cujo tema é a Língua Portuguesa à luz dos PCNs. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da Internet,de Antônio Carlos Chavier,cujo tema o título resume.E Desenvolvimento de Habilidades de Leitura de Textos a Partir da Análise de Pressupostos e Subentendidos,de Nohad Mouhanna Fernandes(UNIGRAN),cujo tema é o ¨processo sócio-discursivo que se realiza num contexto enunciativo¨.
Ao longo da leitura e dos comentários,o professor Maurício enfatizava a necessidade de lermos e escrevermos bastante,pois só assim,poderemos atingir o ápice piramidal do conhecimento.
O fato é que,se os textos não foram tão bem lidos quanto devem ser,não foi por falta de motivação,pois essa era uma recomendação feita constantemente pelos nosso tutores Maurício e Lenita.Olha,foi tudo muito lindo,muito bacana e importante.Pena que nós só reconhecemos isso depois que acaba,as luzes são apagadas e tudo silencia.
OBS: Essa postagem era para ter sido feita no dia da aula,mas houve alguns problemas técnicos e só agora consegui cumprir essa tarefa.Amigos,foi muito bom trabalhar,estudar,conviver e interagir com todos vocês do matutino e do verpertino.Um beijo no coração de cada um de vocês.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
CONVITE.
O Centro de Formação Continuadada de Professores da Universidade de Brasília/CFORM convida (TODO MUNDO ) para Seminário Final do Curso Alfabetização & Linguagem.
Local:Centro Comunitário Athos Bulcão Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Data: 09 de dezembro de 2008.
Hora : 9h às 18h.
Essa é uma excelente oportunidade para socializarmos nosso aprendizado ao longo desse curso,pois a valorização profissional,intelectual,social,moral e afins tem que partir de nós mesmos.Porque se nós não valorizarmos nossa profissão,quem o fará?
Por isso venham,registrem suas presenças.
Obs: Essa foto mostra alguns dos nossos alunos do -Projeto Vereda- expondo seus trabalhos na Feira Cultural.
DECISÕES - 27-11-2008
A aula desse dia,iniciou-se com abraços fraternos,boas-vindas,sorrisos e afins.Em seguida nós lanchamos e decidimos como será o amigo-oculto:qualquer coisa no valor entre $15,00 e $20,00,no centro Cultural do CEM 02 mesmo, o sorteio será feito na hora e cada colega deverá levar lanche para fazermos uma confraternização. A tutora Lenita leu um texto intitulado QUAL O SEU DIFERENCIAL? Em seguida fizemos comentários acerca desse texto em relação a nossa prática pedagógica e o tutor Maurício exibiu um vídeo cujas personagens são alunas do letramento de outros estados e o tema era _ a falta de criatividade e de ação de muitos professores.Nesse sentido eu recomendo o filme: ESCRITORES DA LIBERDADE,muito bom mesmo!!!
Em seguida, recebemos um texto intitulado DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LÍNGUA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA,da professora Maria Luiza Monteiro Salles Coroa -UnB e iniciamos a leitura do mesmo.À medida que íamos lendo o professor-tutor Maurício ia nos explicando os pontos relevantes do texto para reflexão acerca da nossa prática pedagógica:
¨Língua como estrutura-
*unidade de análise-palavra;
*ênfase na alfabetização-codificação e decodificação;
*contexto desprezado;
*texto como pretexto;
Língua-interação(sócio-interacionista)-
*unidade de análise-texto;
*ênfase no letramento;
*discurso como sinônimo de texto;
*contexto integrante-diálogo com o texto;
*texto como ponto de partida-unidade privilegiada;
*discurso-realização simbólica....¨
Assim,¨o que importa,no fundo,é considerar que a opção pela unidade de trabalho texto desloca para posturas teóricas não-formalistas as concepções que nortearão as tomadas de decisão do professor nas estratégias de ensino aprendizagem.¨Id ibiden,página 04.
Para mim essa é a palavra-chave:decisão.Pois não basta querer mudar,inovar,ser um diferencial.Tem que ter atitude.Pois nossa Língua Portuguesa é viva,dinâmica,fluente e ¨traiçoeira¨,se a pessoa bobear cai nas suas armadilhas.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
LETRAMENTO DIGITAL.
No encontro de hoje,20-11-2008-quinta-feira,nós fomos ao laboratório de informática do CEF 20 para praticarmos nosso letramento digital.Ou seja,como a maioria dos/das colegas preferiram blog a portafólio manuscrito,nós usamos os computadores daquela escola para que as pessoas que ainda não construíram seus blogs,pudessem fazê-lo,já que,infelizmente,esse curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM encerrar-se-á no dia 04-12-2008.
No laboratório de informática,nós nos dividimos em dois grupos:os que já têm blogs prontos e os que ainda não criaram os seus e uns ajudamos os outros.Assim,aqueles colegas que não haviam registrados seus ambientes virtuais fizeram-no hoje.Por isso desejamos toda sorte do mundo para aqueles que começaram suas postagens hoje.Porque,aqui para nós,não é pouca coisa não! Creio que os colegas terão de se desdobrarem para deixar tudo pronto até ao final desse curso.
Particularmente eu alimento dois blogs:o desse curso cujo endereço é http://www.jeqjeq.blogspot.com.br/ com postagens desde o início do curso,que ocorreu no dia 03-04-2008 e o outro cujo endereço é http://wwwcorrecaodefluxoblogspot.blogspot.com.br com postagens desde agosto,quando nós tivemso a idéia de criar uma ferramente mais eficiente e eficaz de interação com os nossos alunos do projeto VEREDA,antigo Correção de Fluxo.Só que eu não tenho como provar essa interação porque não consegui postar um contador de visitas nesse blog.Mas eu creio que pratiquei o letramento digital com meus alunos durante esse ano porque,através do blog, eles puderam e ainda podem interagir conosco na escola,com os colegas de turma e com o mundo,já que muitos deles possuem computador em casa.Inclusive eu fui à casa de um deles ajudá-lo acessar o site do blog da turma porque o endereço eletrônico ficou muito longo e ele não estava conseguindo fazer a página abrir.
E assim as coisas vão acontecendo.
domingo, 16 de novembro de 2008
AUTO-AVALIAÇÃO.
Essa é uma das coisas mais difíceis para mim:falar de mim mesmo,mas também não sou de fugir da raia,então,se é para fazer uma auto-avaliação,vejamos:
*Sempre cheguei cedo em todos os encontros ,durante o curso;
*Não faltei a nenhum encontro,pois os que eu não pude ir pela manhã(porque eu estava fazendo o curso para atuar nas turmas de Correção de Fluxo),eu fui à tarde,com excessão de um, que foi paralisação da categoria.
*Participei de todas as atividades propostas pelos tutores Maurício e Lenita.
*Li todos os fascículos e trabalhei com meus alunos algumas das sugestões dos autores na seção - Retratos de sala de aula.
*Fui atento e participarivo,no decorrer das aulas,pois essas são algumas das minhas características.Se é para participar,então vamos participar e não ficar resmungando.
*Fui à Feira do Livro com os colegas do curso e os tutores,assistimos palestras e compramos livros da Literatura de Cordel.
*Criei e incrementei o blog,só não gostei muito foi do título,mas depois que já estava pronto eu preferi não mudá-lo.
*Fiz todas as postagens obrigatórias:VARIAÇÃO LINGUÍSTICA,LETRAMENTO DIGIRAL,DESMUNDO-O FILME;AUTO-AVALIAÇÃO,que estou fazendo agora.
*Li todos os textos extras que a nós eram oferecidos e algumas fererências bibliográficas também.Leitura essa que eu pretendo verticalizar ao longo da minha docência e sempre que surgirem quaisquer dúvidas,pois elas são de importância cerne para quem pleiteia ser um educador moderno,atuante e crítico linguisticamente.Pois todos esses autores escrevem textos muito fluentes,fáceis e comunicativos.
*Assim,creio que cumpri todas as etapas do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM.Se houve alguma falha da minha parte eu humildemente peço perdão e prometo continuar estudando, pois esse curso foi apenas o início de uma longa jornada que eu pretendo percorrer até atingir o ápice piramidal do conhecimento.
Um forte abraço,um beijo no coração e até a próxima.
sábado, 15 de novembro de 2008
LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES.
¨Conhecer a existênsia do uso de outras línguas diferentes da Língua Portuguesa,idioma oficial,significa não só ampliação de horizontes,como também compreensão da complixidade do país.A escloa tem a possibilidade de trabalhar com esse panorama rico e complexo,referindo-se à existência,estrutura e uso de centenas de línguas.Pode,com isso,além de oferecer informações e possibilidtar reflexões sobre a língua materna,promover a compreensão de como se constituem identidades e singularicades de diferentes povos e etnias,considerando as diferentes línguas(o bilinguismo e o multilinguismo) e linguagens presentes nas diversas regiões do Brasil e de outros países.
É necessário considerar outros modos de comunicação,como a linguagem do corpo e a linguagem das artes em geral,permitindo transversalizar,em particular,com Educação Física e Arte.A música,a dança,as artes em geral,vinculadas aos difetentes grupos étnicos e a composiões regionais típicas são manifestações culturais que a criança e o adolescente poderão conhecer e vivenciar.Dessa forma enriquecerão seu conhecimento sobre a diversidade presente no Brasil,enquanto desenvolvem seu próprio potencial expressivo.
Cabe ressaltar que povos culturammente distintos privilegiam formas distintas de comunicação.A língua falada é apenas uma delas;a escrita alfabética é outra.O corpo é meio de comunicação por excelência:pintura corporal,de diferentes etnias,possui as características de um sistema de comunicação visual,rigidamente estruturado e capaz de simbolizar eventos como o nascimento de uma criança,o casamento ou outros estágiosda vida de um indivíduo.Como arte,a pintura corporal,a cerâmica,a escultura,a cestaria eoutras formas de expressar o conhecimento e a comunicação,exprimem a experiência dos povos que as produziram,e só a partir da configuração cultural de cada um desses povos é que a arte pode ser entendida e apreciada.
A linguagem oral,por sua vez,pressupõe a investiugação das histórias orais em diferentes épocas e contextos,como transmissoras de uma determinada cultura,tendo em vista preservar e reinventar valores,normas e costumes no interiro daquele grupo social.Daí a sua relevância para a configuração de nossa memória e identidade.¨(PCNs,pág.134).
Essa é uma pequena colaboração acerca do tema sugerido pelo título dessa postagem,com a seguinte ênfase:em quase todos os fascículos desse curso,os autores citaram algumas partes dos Parâmetros curriculares Nacionais.Então eu decidi lê-los com mais atenção e descobri que são realmente uma grande fonte de inspiração e ensinamento acerca da ética,pluralidade cultural,maio ambiente,saúde,orientação sexual,trabalho e consumo e afins.
Por isso,quem quer ter crédito em qualquer argumentação científica,essa é uma excelente referência bibliográfica.
CORRESPONDÊNCIAS POSTADAS.
É enternecedor saber que o Brasil,atualmente,é o segundo país no mundo em acesso à Internet.Isso é bom por um lado mas ruim por outro.Porque as pessoas conectadas com o mundo mantêm-se informadas,lêem os mais variados textos,enviam mensagens via e-mail,participam de fóruns de discussão,de chats,de teleconferências e usam todas as ferramentas que a tecnologia de informação dispõe atualmente.E nesse universo comunicativo,usa-se muito o telefone fixo,móvel e a Internet para se enviar e-mails.
Então muitas pessoas se perguntam,para que servem os Correios,se todo munto se comunica via tecnologia? Engana-se quem pensa que as Empresas de Correios e Telégrafos,atualmente, só enviam contas para as residências das pessoas.Que ninguém mais manda carta,que ninguém mais escreve para ninguém,que a comunicação é toda feita via tecnologia.Mas aí,esbarramos em outro problema:a extenção territorial.Isso significa que nem todos os brasileiros têm acesso às tecnologias de comunicação citadas anteriormente.E que,muitas vezes,essa comunicação tem que ser feita ao estilo antigo,em forma de carta,telegrama,enfim,via Correios.Pois há muitas cidades,vilas,corrutelas nos longínquos rincões do Brasil que as pessoas sequer têm energia elétrica em suas casas.E a comunicação é precária,do tipo que aparece nos filmes O MENSAGEIRO com Kelvin Costner,CENTRAL DO BRASIL com Fernanda Montenegro,NARRADORES DE JAVÉ,etc.E algumas músicas:Meu caro amigo,de Chico Buarque de Holanda e E.C.T.,de Nando Reis,Marisa Monte,Carlinhos Brown,etc.
Uma pesquisa feita ano passado mostrou que,ao contrário do que muita gente pensa,o brasileiro continua se comunicando via correspondências postadas,sejam cartas,cartões postais,de aniversário,de Natal,enfim,todo tipo de mensagem que tem os Correios como elo entre emissor e receptor.Até porque,comunicar é preciso,pois¨ quem não se comunica se estrumbica¨,dizia o saudoso Abelardo Barbosa(Chacrinha).
Ainda bem que esse é o nosso(não sei até quando)Brasil.O país do futebol,da cerveja gelada,do sol escaldante ,das mulheres mais bonitas do mundo,dos juros mais altos do mundo e dos contrastes culturais,sociais,econômicos,morais,territoriais,financeiros,religiosos,sexuais,...Ufa!¨Eu te amo meu Brasil,eu te amo!/Meu coração é verde,amarelo,branco,azul,anil!/eu te amo...¨
O fato é que,enquanto o Brasil for o país que nós conhecemos,com toda essa diversidade de fauna e de flora,as correspondências postadas nunca sairão de moda.
Assim,¨Ninguém,em sã consciência,pode dizer que esse ¨desabafo¨não é um texto.Falta muito pouco para que esteja inclusive dentro das normas da língua padrão.Entre outras quelaidades,este é um texto bastante expressivo,tem corência,embora,diga-se de passagem,tenha uma linguagem um tanto chã.Ressalta-se,entretanto,que,se o tipo delinguarem for alterado numa eventual reescritura,o texto poderá não mais cumprir a função comunicativa básica:a de expressar raiva,revolta contra a infustiça sofrida.¨(VilmaR.Corrêa,Fatores de Textualidade,p.17).
AUTORES DO CORDEL.
Em se tratando de Literatura de Cordel no Brasil,o Nordeste é um relevantíssimo difusor dessa modalidade literária.Haja vista a participação de vários autores nessa prática cultural.Por exemplo Firmino T. do Amaral,Arievaldo Viana,Abraão Batista e muitos outros.Pois,na Feira do Livro havia centenas deles expondo seus trabalhos.
Mas,entre tantos,há um autor de grande destaque,talento e projeção nacional,que é considerado o papa da Literatura de Cordel,estamos falando de Patariva do Assaré.Que segundo a professora Vilma R.Corrêa ¨Antônio Gonçalves da Silva,o Patativa do Assaré,nasceu em 1909 em uma pequena propriedade rural,no município de Assaré,no Sul do Ceará.Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais.Patativa do Assaré era unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil.Cresceu ouvindo histórias,os ponteiros da viola e folhetos de cordel.Ele só passou seis meses na escola.Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três Universidades.Não teve estudo mas discutia com maestria a arte de versejar.¨(CORRÊA,Vilma Reche,Texto e Variação:prática e análise linguística,fascículo 8 - Brasília:Universidade de Brasília,Centro de Formação Continuada de Professores:Ministério da Educação,Secretaria de Educação Básica,2005.p.13)
Mas essa é uma manifestação literária que precisa ser melhor difundida pela mídia em todo Brasil,lida,interpretada e debatida nas escolas,analisada no contexto local,regional ,nacional e internacional.Quer saber mais? Acesse http://www.2020brasil.com.br/ - id.ibiden
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
A linguagem do Cordel.
É curioso observar a linguagem usada pelos autores da Literatura de Cordel.Os motivos são os mais variados possíveis,mas essa linguagem muitas vezes quebram os paradigmas gramaticais.Será que é porque os autores não têm cultura linguística o suficiente para escrever um texto pudico?É claro que não,pois eles sabem muito bem o que estão falando,fazendo e escrevendo.Essa é apenas uma forma de se expressar e mostrar para os leitores as várias faces da cultura brasileira.Por isso,quem não estiver no contexto do cordel,ficará enternecido quando ovir algo assim: ¨Vivo do currá pro nato/Sou correto e munto izato/Por farta de zelo e trato/Nunca um bezerro morreu...¨(fonte - http://www.tanto/ .com.br/patativa-vaqueiro.htm>).
Segundo a professora Vilma Reche Corrêa,¨ao serem lidos,os versos podem causar um estranhamento,principalmente se os alunos já tiverem certa familiaridade com a língua escrita e nunca leram nada com uma linguagem mais coloquial.Isso porque as palavras não apresentam a forma convencional,são escritas para representa a forma como são faladas.¨Talvez por isso,haja tanta discriminação por parte das classes mais favorecidas em relação a esse tipo de litteratura,porque acham que é texto de ¨pobre para pobre¨.Mas a pobreza está no espírito,não na cultura dos cordelistas e dos seus leitores.Porque esse é um mundo que ainda precisa ser desbravado,estudado,,debatido,entendido e divulgado.
E os temas?
Esses são os mais variados possíveis e vão desde o amor,a simplicidade,a pobreza, a política,o Lula(nosso Presidente),o vaqueiro,o peido,o cego,o sangue,a traição,etc.Porque a criatividade não tem limite para esses artistas das palavras populares.
Literatura de Cordel.
Hoje eu fiquei muito surpreso quando a aula iniciou e os tutores Maurício e Lenita começaram falando da Leteratura de Cordel.Então nós recebemos muitos textos.Em um deles está escrito assim:¨Como conta o poeta José Francisco Borges nesses versos, o cordel,esse gênero tão brasileiro e popular de poesia,não é uma invenção nossa.Essa literatura que tem o nome de cordel porque os folhetos ficavem pendurados em cordões nos locais de venda,veio de Portugua.Aqui,chegou junto com os colonos e encontrou um solo fértil.Tanto que até hoje é uma tradição forte e viva,principalmente no Nordeste do país.
No início,os temas do cordel estavam ligados à divulgação de histórias muito antigas,que vinham encantando os povos há séculos,transmitidas oralmente de uma geração à outra.Histórias como a da Princesa Magalona,filha do rei de Nápolis e apaixonada pelo conde Pierre,que vive as maiores aventuras e desventuras até se reenccontrar com o noivo.Ou de Carlos Magno e os Doze Pares de França,narrativa com muitas batalhas que se espalhou por todo o sertão e inspirou nossos cantadores.¨Surpreso por quê? Porque eu,como muitos brasileiros,acreditava que o Cordel era fruto da criação/invenção do povo nordestino.Como escreveu o autor em questão¨O cordel veio da Europa/No fim do século passado/no Nordeste do Brasil/ele foi bem implantado/e os poetas conseguiram/com ele bom resultado¨.
Olha,o texto é longo,por isso eu vou parar por aqui para que a leitura não fique cansativa.
sábado, 11 de outubro de 2008
ALFABETIZAÇÃO x LINGUAGEM.
Olá falantes de Língua Portuguesa.Faz-se necessário,em caráter de urgência,urgentíssimo,que todos saibam que, a partir do ano que vem (2009),todos nós seremos alfabetizados novamente porque a nossa querida,amada e há muito maltratada, passará por profundas modificações para que todos os povos falem a mesma língua.Por isso,a batalha entre a alfabetização e a linguagem continuará,porque haveremos de ressignificarmos o conteúdo adaptado para a universalização da Língua Portuguesa.Mas esse é um mal necessário.Já que essa é uma língua viva,dinâmica,internacional(pois é falada nos cinco continentes do Planeta Terra,por mais de dois milhões de pessoas),heróica e latina,pois originou-se do Latim Vulgar,foi influenciada por várias outras línguas,metamorfoseou-se sobremaneira e hoje nos serve com elegância e eficiência.Viva a Língua Portuguesa brasileira,viva o Brasil!!
terça-feira, 7 de outubro de 2008
AJUDA.
Olá amigos da ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM,tudo bem? Já fizeram a atividade de quinta-feira-09-10-08?Eu já fiz,agora estou tentando postar um relógio e um marcador de visitas nesse blog ,mas não estou conseguindo de jeito maneira.Quem poderá socorrer-me?
HELP
I NEED SOMEBODY,
HELP
........
Quem disse que computador não bate?
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
PALESTRA COM OS ESCRITORES.
Esse encontro de hoje,ocorrido na Escola Parque 308 Sul,com os escritores Jõao Bosco,Margarida Patriota e Lúcia Helena do Carmo Garcez foi muito bom,mas poderia ter sido melhor.Primeiro,demorou-se muito para iniciar as falas porque a professora Lúcia ficou presa no trâsito e demorou a chegar.Confesso que sou meio aborrecido em questões de horário.Mas isso não vem ao caso agora.Depois,os cumprimentos,saudações e agradecimentos ocorreu exatamente às 09:25,era para ter ocorrido às 08:30.Em seguida,as biografias e bibliografias dos vates presentes tomou quase o tempo integral das falas.Aí,as questões relevantes ficarama para segundo plano.E,esperava-se mais de quatrocentas pessoas,mas compareceram pouco mais de cinquenta.Mas tudo bem,foi muito legal porque descobri que a leitura do jornal pode enriquecer muito nolsso aprendizado.Agora vou desligar porque estáchovendo muito.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
0 20o ENCONTRO.
Esse escontro foi muito interessante,porque nós iniciamos com o lanche servido na sala de atendimento psicointelectoterapeutico e estava muito colorido,suculento e saboroso-veja a foto -.Depois nós voltamos para o Centro Cultural e fizemos uma dinâmica acerca das características e qualidades de cada um de nós.Foi um momento de descontração,interação e entretenimento.Em seguida,nós vimos algumas imagens intituladas ZOOM e ilusão de ótica,muito interessantes,pois,onde aparentemente não se vê nada,pode-se ver tudo,é enternecedor.Então nós recebemos e lemos alguns textos em Alemão e dramatizamos a fábula de Lobato intitulada ¨O galo que logrou a raposa¨.E fizemos os devidos comentários.Mas,o mais legal disso tudo é que os colegas hoje apareceram,a sala estava ¨cheia¨ e a participação sempre espontânea.Sem contar o grande talento e dinamismo com que nossos tutores ministram essas aulas.É fantástico,espetacular,fabuloso,é magnífico.Valeu amigos,vamos a luta porque nossa missão é árdua mas gratificante,pois compete a nós mudarmos os rumos da Educação nesse país,para melhor,muito melhor.Oxalá consigamos.Até a próxima.
NÍVEIS DE LEITURA.
No 20o encontro,do dia 18-09-08,aprendemos que um texto pode apresentar vários níveis de leitura.Ou seja,a leitura pode ser superficial e descompromissada,pode ser atenta e detalhada e pode-se fazer quantas leituras mais forem necessárias para se entender determinados pontos,detalhes e informações inerentes ao mesmo.Uma vez que um texto literário,permite que se faça várias leituras,abordagens,interpretações.Por exemplo:no Grande Sertão Veredas,pode-se fazer uma leitura do ponto de vista regional,do jagunço,amoroso,interiorano,ético,linguístico,...Assim,concordo plenamente com uma frase retirada do volume sete desse curso: ¨Só a constante e persistente atividade de leitura forma leitores.¨Pois,quanto mais se lê mais se aprende a ver o mundo com os olhos da sapiência e da criticidade.Ops:Parabéns às meninas que providenciaram o lanche hoje,pois estava uma ¨dilicia¨.
domingo, 14 de setembro de 2008
DESMUNDO.
Quando vi este filme pela primeira vez,confesso que achei meio estranho,sem nexo,um clima muito pesado.Mas depois eu o vi novamente, seguindo um roteiro que os tutores Lenita e Maurício nos forneceram,aí sim,as coisas começaram a clarear.Porque percebi que eles,naquela época,naquele contexto histórico,não seguiam um padrão linguístico.Eles usavam uma mistura de latim com português,com francês,com as línguas dos nativos tupi-guarani,tupinambá e assim sucessivamente.Os personagens se comportaram de acordo com as orientações do diretor,mas eu crio que forçaram um pouco a barra quando apresentaram os homens com longos cabelos,afinal,não havia cabeleireiros por aqui? Como os índios faziam?Reclamaram da falta de mulheres,afinal,será que só vieram homens para cá naquela época?Provavelmente sim,porque mulheres não faziam parte das navegações.Por isso,era uma loucura aqueles homens todos procurando....as índias?Ou se ajeitando como a natureza permitia.Agora,as implicações disso tudo,hoje, é que a nossa etnia não ocorreu tão rapidamente como pode se imaginar,ou seja,a mistura das raças branca e amarela,depois com a negra creio que ocorreu muito lentamente,caso contrário,nós já seríamos mais de um bilhão de brasileiros.É curioso observar também que,se naquela época,os Direitos Humanos e a Lei Maria da Penha já existessem,todos os homens casados seriam presos ou condenados a pagarem pensão para as suas esposas.Pois o filme mostrou claramente que a mulher era uma propriedade do homem,por isso elas eram maltratadas,mal-amadas e não havia amor no sexo.Pois o personagem Francisco agia como se a mulher fosse uma fêmea de um animal quarquer,tamanha a brutalidade que ele a ¨cobria¨.É revoltante saber que as mulheres demoraram tanto tempo para promoverem a revolução feminista.Agora,acerca das mudanças linguísticas,creio que continuamos falando ou sofrendo influência de várias línguas,sobremaneira do Inglês e há em nosso brasileirês várias palavras cristalizadas nos dicionários oriundas de outras línguas,só que atualmente,a difusão é maior.E naquela época,não havia tantas mídias.O fato é que me aborreci com aquele tal de Francisco de Albuquerque,coitada da dona Oribela de Chaneste.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
PALESTRA COM O AUTOR.
Logo que chegamos à feira do livro,no dia 04-09-2008,ficamos sabendo que haveria uma palestra com um autor,na papelaria ABC.Ao nos acomodarmos no pequeno espaço que havia disponível,descobrimos que ele já havia publicado vários livros infantis.Como havia muito barulho,porque estávamos em uma feira,não entendíamos o que ele estava falando,uma pena.Então descobrimos que já era hora de voltarmos.Fizemos isso e agora só restam as reminiscências.Ah! que saudades da 27a Feira do Livro.Ah! que saudades dos meus colegas de curso e dos tutores.Ah,mas a vida continua,ano que vem tem mais.Olha,essa foto ficou muito ruim,pois alem de ter sido tirada do celular,a luz estava péssima,mas só tenho ela.Discurpinha viu!!:):)hehehehe
domingo, 7 de setembro de 2008
FEIRA DO LIVRO.
A nossa visita à 27a Feira do Livro foi muito gratificante porque havia muitas novidades e conhecemos muitos autores,pena que o tempo foi tão curto e o calor e a baixa umidade estavam enternecedores.Mas valeu a experiência.Olha,não estou conseguindo postar as fotos que tirei lá na Feira do Livro,porque há uma falha no sistema,mas em breve espero fazê-lo.
sábado, 23 de agosto de 2008
MUDANÇA LINGUISTICA.
¨A língua é uma máquina do tempo,viva e dinâmica.Nela convivem,lado a lado,aqui e agora,formas muito antigas,que remontam a séculs ou milênios atrás,e formas novas,que prenunciam o futuro do idioma.Entrar nessa máquina do tempo é uma aventura fascinante,como é fascinante tudo o que tem a ver com a linguagem humana.¨
MARCOS BAGNO.
Olha leitore(a)s,citei esse parágrafo porque essa é a síntese desse fascículo.E confesso que fiquei enternecido ao final da leitura,pois percebi que o professor Marcos Bagno escreve com muita fluidez,simplicidade,mas com profundidade pois demonstra conhecer o tema:MUDANÇA LINGUÍSTICA.Ao explicar e comprovar cientificamente suas explicações, ele faz com que o leitor/pesquisador/professor que tem um pouco de senso crítico,perceba que a noção de erro é,realmente,muito relativa.E o Marcos nos avisa¨nosso objetivo principal,nesse fascículo(e também nos outros que fazem parte desta coleção),é contribuir para uma revisão crítica da velha e surrada noção de erro¨.Pois todo esse ¨regionalismo¨ tem um porquê,numa evolução natural da língua até chegar no atual nível.Então o autor citou vários exemplos:fruita,abêia,cuié,fôia,...Quem fala desse jeito está errado? Erro? O que é erro? O fato é que, há muito tempo eu aboli essa palavra do meu vocabulário.Em sala de aula eu digo que o aluno se enganou ,quando ele escreve uma palavra que fere a gramática normativa.E o explico que do ponto de vista gramatical, tal palavra precisa ser observada,mas do ponto de vista linguístico(agora sociolinguístico),ele está certo,pois o importante é se comunicar.Não sei se esto certo o não mas a verdade é qe e não gosto do vocábulo ERRO,ele é muito forte.Pois,precisamos estar atentos às variações e mudanças linguísticas,constantemente.Porque realmente ¨a língua muda com o tempo¨.
sábado, 16 de agosto de 2008
15o ENCONTRO.
Esse encontro ocorreu em 14-08-08,no Centro Cultural do CEM 03 e foi muito frutífero,porque após o lanche,nós fizemos a dinâmica do desenho,depois recebemos o cronograma do dia,fizemos análise de um texto humorístico,cujo tema era as piadas.Texto esse que enriqueceu muito o meu conhecimento sobre a arte de contar piadas.Apesar de ser péssimo nisso,descobri que há técnicas para deixar o ouvinte mais atento e causar o efeito esperado.Depois recebemos uma folha de papela a4 com algumas piadas e as debatemos,foi um momento de descontração porque algumas pessoas não resistiram e contaram algumas também.Então nós lemos um texto da Fernanda Yong,meio capcioso,mas ao final,descobre-se que se trata do sono,achei-o muito criativo.Aí recebemos ¨SUGESTÕES DE ATIVIDADES - GÊNEROS TEXTUAIS¨.Cujas atividades foram comentadas pela professora Lenita e os tópicos foram divididos entre os colegas presentes.Cujas apresentações devem ocorrer na próxima aula,impreterivelmente.Eu fiquei com a atividade -CONTANDO PIADAS.E apresentarei aos colegas uma prática de sala de aula que eu cultivo quando os alunos já estão cansados.Assim,foi um encontro muito rico pois nós lanchamos,estudamos,sorrimos,tiramos fotos,contamos piadas,recebemos dever de casa além de termos que ler o volume seis-MUDANÇA LINGUÍSTICA -de CARLOS BAGNO,para a próxima aula.E assim caminha a humanidade.Nessa postagem mostra o exato momento em que eu fotografei alguém me fotografando.
14o ENCONTRO.
Esse encontro aconteceu no dia 07-08-08,no auditório do CEM 03 para que pudéssemos discutir algumas mudanças no currículo das escolas públicas do DF.Mas, ao chegarmos lá,o que houve foi desabafo por parte das meninas da ¨EQUIPE DAS SÉRIES FINAIS¨e dos poucos professores que compareceram.Então marcou-se outra reunião para que os professores fossem preparados com sugestões colhidas previamente nas coordenações.Foi assim que nós,do CEF 18 - P Sul fizemos e uma colega levou as nossas sugestões.Eu fui para o curso Alfabetização e Linguagem.
sábado, 9 de agosto de 2008
TIPOS TEXTUAIS.
Sobre esse tema, a doutora Maria L.M.S.Coroa afirma que¨não podemos nos esquecer de que tudo que dissermos para textos escritos pode,com as devidas adaptações,valer para textos orais.¨Por isso,¨buscamos nos textos ¨pistas¨ que caracterizam uma certa estabilidade que permite classificá-lo quanto ao gênero.Entre essas ¨pistas¨algumas são de natureza mais linguística do que sociocomunicativa.¨
Na seção ¨Retratos de sala de aula¨,texto 1- os enunciados predominantemente são do tipo narrativo.No texto 2,são do tipo expositivo.¨
Por quê?
No tipo narrativo,podemos perceber como a mudança dos acontecimentos é relevante para a textualidade.Que as circunstâncias temporais são fundamentais para dar a idéia de ação.Elas são expressas por verbos principalmente no pretérito perjeito e imperjeito,advérbios e conjunções temporais.
Já o tipo descritivo se caracteriza por enumerar uma sequência de propriedades,que não indicam ação,mas constroem imagens mentais de um objeto a partir de um ponto de vista.Por isso,esse tipo é comumente associado à dimenção espacial,como se o olhar do leitor fosse conduzido,linguisticamente,para um passeio por determinados lugares.Nesse caso,os verbos mais utilizados são os de estado e os adjetivos são uma categoria gramatical privilegiada,juntamente com os advérbios de lugar.
Mas,diferentemente da descrição,que remete a objetos,pessoas ou lugares,a exposição tem como tema,idéias e fenômenos.Esse tipo textual se caracteriza por enunciados de identificação e ligação de fenômenos,com predominância de verbos no presente acrecidos de grupos nominais(adjetivos e substantivos)que estabelecem a ligação entre o sujeito oracional e justificativas,ou características de fenômenos.É um tipo textual muito empregado para explicar relações entre processos ou argumentos.
O tipo argumentativo recorre com muita frequência às relações lógicas,como,por exemplo,as de causa e consequência,para mostrar a verdade daquilo que diz.Por isso é o tipo que predomina em textos que têm como objetivo convencer o leitor sobre algum ponto de vista.
Por último,o tipo instrucional ou injuntivo,que é utilizado para dar instruções ou ordens.A predominância é do emprego do modo imperativo ou do uso de verbos modais como DEVER e é muito usado em manuais de instruções,bulas de remédio ou avisos em geral.Assim,o tipos textuais são muito limitados:NARRATIVO,DESCRITIVO,EXPOSITIVO,ARGUMENTATIVO,INJUNTIVO/INSTRUCIONAL.¨
PS:Não é brinquedo não,pois quanto mais sei descubro que nada sei.:)
Essa foto foi tirada em uma das coordenações.
domingo, 3 de agosto de 2008
Abordagem Comparativa.
Comparando a abordagem feita por dois grandes vates da Literatura Brasileira,acerca dos Gêneros Literários,entendi o seguinte:
1-José de Nicola,em seu livro intitulado Língua,Literatura e Redação,v.1,escreve o seguinte:
a)Gênero lírico,cujo nome vem de lira,destaca-se as poesias- ODE,HINO,ELEGIA,ILÍDIO,ÉCLOGA,EPITALÂMIO,SÁTIRA.
b)Gênero dramático-drama em Grego significa ação.O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:TRAGÉDIA,COMÉDIA,TRAGICOMÉDIA,FARSA.
c)Gênero épico-a palavra epopéia vem do Grego épos ¨verso¨,+ poieô,¨faço¨,e se refere à narrativa,em forma de versos,de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo.Dentre as principais epopéias(ou poemas épicos) destacamos:
-Ilíada e Odisséia(Homero,Grécia;narrativa sobre a guerra entre Grécia e Tróia).
-Eneida(Virgílio,Roma;narrativa dos feitos Romanos).
-Paraíso Perdido(Milton,Inglaterra)
-Os Lusíadas(Camões,Portugual)
Na literatura brasileira,as principais epopéias foram escritas no século XVIII:
-Caramuru(Santa Rita Durão).
-O Uraguai(Basílio da Gama).
d)Gênero Narrativo_ romance,novela,conto,fábula.
2-Maria Luiza Monteiro Sales Coroa- ela afirma que¨devemos reconhecer que as situaçãos comunicativas dedinidoras dos gêneros textuais são muito diversificadas e variam ao longo da história e das culturas.Por outro lado,as formas de organizar linguisticamente as sequências linguísticas,ou enunciados que constituem tipos,são limitadas.Vimos todas elas: narativa,descritiva,expositiva,argumentativa e injuntuva(instrucional¨).E afirma também que ¨nesses exemplos também pudemos notar que nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros.Nem um gênero realiza apenas um tipo.Por isso falamos em sequências de enunciados com predominância de tipos¨.E nos apresenta o seguinte esquema,na página 33:
- Gêneros textuais:realizações sociocomunicativas.
-Tipos textuais:realizações linguísticas(estruturais e formais).
Assim,descobri que, quanto mais sei,descubro que nada sei.E que,estudar muito,muito,muito é prciso.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Registro reflexivo.
Em 31-08-2008,estudamos o fascículo 2 do Módulo 2 do curso Alfabetização & Linguagem,cujo assunto é GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS.Então nós fomos divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por ler e socializar para os colegas a sua parte.A princípio,nós ficamos meio inertes porque nossos conceitos de gêneros literários eram totalmente diferentos dos apresentados pela autora Maria L.M.S.Coroa.
Então percebemos que o gênero textual está associado à finalidade do texto, ao modelo de texto,que pode ser:CARTA,TELEFONEMA,SERMÃO,BILHETE,OFÍCIO,ENTREVISTA,POEMA,BLOG,E-MAIL,CONFERÊNCIA,AULA,ARTIGO,CHAT,TELEGRAMA,NOVELA,TESTA,CARDÁPIO,RECEITA MÉDICA,RECEITA CULINÁRIA,...que promove interação linguística e competência sociocomunicativa,segundo a autora Maria Luiza.
E que os tipos de texto podem ser classificados de acordo com a organização interna acerca dos verbos,que normalmente aparecem no pretérito perfeito,imperfeito e mais-que-perfeito.Assim,a autora afirma na página 31 que¨as formas de organizar linguisticamente as sequências linguisticas,ou enunciados que constituem tipos são limitadas.Vimos todas elas:narrativa,descritiva,expositiva,argumentativa e injuntiva(instrucional).¨
13o Encontro - 31-07-08.
Após o recesso,voltamos para a continuação do nosso curso Alfabetização & Linguagem.Confesso que já estava com saudade,por isso ,esse encontro foi muito especial porque nossos colegas estavam lá,firmes e fortes.Pena que não temos para onde ir nos próximos encontros,porque a sala onde ficávamos foi ocupadas pelos alunos dessa escola,já que é uma escola técnica,a procura por cursos profissionalizantes nesse segundo semestre foi muito grande,mas tudo bem,não podemos é desistir.
Assim,ao chegar,o professor Maurício estava na porta e nos pediu para irmos ao auditório.Quando todos chegaram,foi exibido um vídeo acerca do abraço, do ponto de vista do mineiro,onde se usou uma linguagem particularmente regional.Interessante,até.Depois fizemos a dinâmica do abraço,em seguida,a Lenita nos entregou um texto intitulado ¨NÓIS MUDEMO¨ de Fidêncio Baga,cuja leitura foi socializada e o tema do texto foi a exclusão social do aluno Lúcio Rodrigues Barbosa motivada pelo tipo de linguagem que ele usava.Assim,não suportando a chacota dos colegas na escola,ele foi embora para muito longe e nunca mais estudou.Sofrendo assim,todas as mazelas e agruras da vida.Esse texto é bastante enternecedor,pois aborda uma realidade triste e cruel.
Após a leitura e comentários acerca do texto lido,nós recebemos o cronograma do dia,com os objetivos do encontro,a programação e o trabalho pessoal a ser desenvolvido no blog ou no portfólio.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
12o ENCONTRO.
Ao chegar,encontrei os professores enfeitando a sala com bandeirinhas e já havia umas quatro colegas confabulando baixinho.Em seguida outros colegas foram chegando também e acomodando-se em seus respectivos lugares.
Então o professor Maurício exibiu um vídeo do cantor Sidney Magal.Depois a professora Lenita nos entregou nossos crachás.
Em seguida fomos lanchar com direito a parabéns aos aniversariantes do semestre e torta com suco.Tudo lindo e maravilhoso na maior animação e emoção.
Após o lanche,foram exibidas umas fotos ao som de uma música intitulada ¨A LISTA¨.Tudo muito bonito,muito lindo e emocionante,essa aula foi toda emoção.
Depois participamos de uma dinâmica:
a)O que eu compro do colega?
b)O que eu peço emprestado do colega?
c)O que eu dou ao colega?
Tais mistérios foram revelados aos risos,tudo muito descontraído e harmonioso.Terminada a dinâmica,fomos informados de que nosso retorno será no dia 31-07-2008.Notícia boa porque eu estou empolgadíssimo com esse curso,e fico torcendo que chegue logo o próximo encontro.Enquanto isso é só saudade!
Em seguida,vimos um vídeo do Persival,o terapeuta sexual,cujo personagem é muito ilário,pois ele usa uma linguagem do internetês muito satírica.
E assim terminou esse encontro com gosto de quero mais.
Valeu pessoas,eu amo vocês!! :)
REGISTRO REFLEXIVO.
Atualmente,o maior desafio nosso é criar estratégias para fazer com que os discentes gostem da disciplina Língua Portuguesa.Porque a maioria deles a detesta,ou seja,não gostam de ler,não gostam de escrever,abominam verbo,substantivo,concordância e assim sucessivamente.
Para minimizar essa situação,eu costumo parabenizar ou istigar os colegas a baterem plamas para o aluno que participa das minhas aulas,que escreve,que lê espontameamente,que faz alguma pergunta fora do eixo:¨posso bebe água? posso ir no banhero? nóis vai sai mais cedú?...
É de arrepiar os cabelos,mas é exatamente nessa situação que eu aproveito para colocar os pingos nos is e contar-lhes os pontos fortes e fracos inerentes ao padrão cultivado pela gramática normativa.Para que eles absorvam a forma ¨correta¨da língua e não se enganem tanto.Porque eles têm o livre arbítrio de consultar o dicionário sempre que surgir qualquer dúvida inerente a grafia de qualquer vicábulo.
Assim,há muito tempo eu não falo que o aluno errou,mas que ele se enganou.Porque o vocábulo ERRO é muito forte e soa negativamente, prejudicando assim,o processo cognitivo do discente.
Mas nem tudo é dissabor,porque sempre tem aquele aluno que presta atenção,que faz todas as atividades propostas,que está sempre alerta,que escreve bem,é dedicado e faz com que nosso esforço valha a pena.
Mas,como ter certeza disso?
Nas turmas de Correção de Fluxo onde atuo,os alunos são instigados constantemente a escrever textos diversos.Quando isso ocorre,eu recolho esses texto,corrijo-os e faço comentários acerca dos enganos e dos acertos que eles realizaram.
Então,quando surge algum engano ortográfico eu o corrijo e peço ao discente que não se engane mais,que consulte o dicionário,que pergunte,que tente redigir com correção,equilíbrio e consciência.
Assim procedo.
11o encontro.
Para esse encontro, eu cheguei às 8:00 horas em ponto e os professores Maurício e Lenita já estavam a postos.
Logo os colegas começaram a chegar e iniciou-se um debate acerca do projeto Ciência em Foco e a formação do professor.
Hoje chegou um professor que mudou de turma,por motivos...pessoais.Em seguida,recebemos o cronograma da aula cujo tema era ORTOGRAFIA e fomos tomar café patrocinado pelas professoras Júlia e Noélia.
Depois recebemos um convite para participarmos de um fórum no dia primeiro de julho,no Centro de Convenções com os escritores Leo Cunha e Maria Antonieta.E ficamaos sabendo que no dia 10-07-2008-quinta-feira,não precisaremos vir porque todos os docentes estarão reunidos em suas escolas para avaliar o projeto pedagógico da escola,do governo...
Ao recebermos umas cópias da revista do Chico Bento,iniciamos a leitura e dramatização do mesmo.Foi uma leitura legal e ficamos sabendo o que seja um ALOFONE-que nada mais é do que a variação de fonema.Ex:[tsia] e [tia]-¨tia¨na pronúncia nordestina e tia normal.No próximo encontro estudaremos o fascículo 2.
sábado, 21 de junho de 2008
10o ENCONTRO - 19-06-2008.
DIÁRIO.
Esse foi um encontro muito proveitoso porque o Maurício socializou conosco sua experiência com os tutores do projeto -PRÓ-LETRAMENTO - de Manaus.Lemos e debatemos acerca do texto intitulado ¨LETRAMENTO E ENSINO¨ de Antônio Carlos Santos Xavier,da UFPE.Cujas discussões foram acaloradas pois cada grupo leu uma parte do texto e depois socializou com os demais colegas.
Depois permutamos nossos endereços eletrônicos para incrementarmos nossa interação aceca da Alfabetização e Linguagem e outros temas inerentes ao curso e relevantes para nossa formação continuada.
O lanche também merece um parágrafo nessa diário porque foi um momento de descontração,bate-papo,risos e muitas fotos.Fatos assim são releventes para nossa integração,interação e entretenimento.
Em determinado momento da conversa,alguém disse que ¨EDUCAR É HUMANIZAR¨.Registro também que a participação de todos os colegas foi muito efetiva.Isso ocorreu devido a relevância do tema abordado nessa aula.
Por enquanto é só.Depois eu escrevo mais.
terça-feira, 17 de junho de 2008
O CÉU.
VOCÊ JÁ OLHOU PARA O CÉU?
NÃO?
ENTÃO OLHE!
ELE ESTÁ LÁ.
NA IMENSIDÃO DO UNIVERSO.
SEMPRE AZUL,SERENO,INTRIGANTE E INFINITO.
DURANTE O DIA.
MAS SEMPRE ESTRELADO,ROMÂNTICO,ENIGMÁTICO.
DURANTE A NOITE.
VEJA QUÃO LINDO É ESSE MANTO QUE NOS COBRE.
ESSE NOSSO CÉU É O MAIS LINDO DO MUNDO.
NINGUÉM TEM UM CÉU IGUAL AO NOSSO.
POIS ELE AGE DE ACORDO COM A NOSSA INSPIRAÇÃO.
CÉU.
EU
PROFESSOR EUSTÁQUIO.
CEILÂNDIA,D.F.
17-06-2008.
ÀS 17:50.
QUERO
Através desses estudos eu:
Quero aprender muito,muito mais.
Pois sei que nada sei.
Quero um diploma.
Pois é o resultado do esforço e da dedicação.
Quero fazer muitos amigos.
E amigas também pois é uma forma de interação social.
Quero escrever várias histórias.
E publicá-las
Pois é a realização de um sonho
Quero crescer e aparecer.
Pois esse é um dos meus objetivos.
Quero que o mundo saiba que eu existo.
Pois eu sei que ele existe.
Quero continuar amando.
Pois o amor supera tudo.
Quero ser muito mais feliz.
Pois a felicidae está em todos os lugares.
(...)
Quero.
Pois.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
9o ENCONTRO - 12-06-2008.
Essa aula ocorreu no auditório.No início, recebemos nossos crachás,recebemos vários textos cujos títulos são os seguintes:PORTFÓLIO:recurso para avaliação,auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional,escrito pela MSC Maria Susley Pereira,DA UNB;O PORTA-FÓLIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO,de Benigna Maria de Freitas Vellas Boas,da UNB e LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO de Antonio Carlos dos Santos Xavier, da UFPE.
Em seguida,fizemos uma dinâmica que se resumiu na construção de um TREM através de figuras geométricas,cujo resultado foi o mais variado possível,cada um de nós construiu a imagem de um jeito.Então a professora Lenita nos explicou que os desenhos são como avaliação,pois cada aluno interpreta nossos comandos de uma forma,não podemos de jeito nenhum,nevelarmos nossos alunos,porque cada um é um universo desconhecido.
Depois recebemos o cronograma da aula do dia e a professora nos explicouo passo-a-passo como construir um porta-fólio,cujo reforço estava nos textos recebidos minutos antes.
Em seguida,nós lanchamos com o patricínio do Samuel e quando percebemos, o tempo havia se esgotado,então fomos embora sabendo construir um porta-fólio.
Esse encontro foi bom pois eu já estava com saudade e aprendi muito.
8o ENCONTRO - 05-06-2008
Nessa data ocorreu uma palestra intitulada TROCANDO IDÉIAS,no auditório da Escola Parque da 308 Sul,com uma Doutora em Sociolinguística da Universidade de Brasília.
Na verdade,foram duas palestras:uma pela manhã e outra pela tarde.Eu não sei como foi pela manhã porque eu só fui à tarde.
Segundo o orador,era para o auditório estar lotado porque a palestra era destinada a todos os professores de Língua Portuguesa da SEEDF e principalmente aos alunos do curso Alfabetização e Linguagem.
Mas o auditório estava fazio,havia pouco mais de duzentas pessoas,talvez menos.E logo no início da fala da Doutora, cujo nome não me lembro,a platéia começou fazer perguntas,outras pessoas se manifestaram também,houve um certo desconforto e as vozes se alteraram.
Assim,no meio da discussão,eu me levantei e fui embora.Pesso perdão porque sei que isso não se faz:sair antes da palestra acabar,acontece que o clima estava muito enternecedor.A partir daí a palestra deixou de ser interressante.Por isso,saí.
CONTINUAÇÃO.
Então um bispo da igreja cujo nome não me recordo,jez uso da palavra e agradeceu a nossa presença e nos desejou boas vindas.Logo em seguida, houve apresentação do grupo VAGA-LUME e inalmente,às nove e cinquenta da manhã,os autores foram chamados ao palco acompanhados da editora Isis.Eles chegaram,pegaram os microgones e o Jonas pediu para o André começar sua apresentação enquanto o próprio Jonas tirava os saparos para ficar bem à vontade,mostrando-se descontraído,em casa mesmo!
Depois das apresentações formais,o Jonas pegou o microfone e começou falando da questão da alfabetização,dos mistérios e segredos que envolvem essa prática pedcagógica,da vida dele,da sua lua -de-mel e assim,sucessivamente.E a Isis vez em quando fazia um comentário ou uma pergunta para um deles.
No início da palestra as pessoas estavanm interagindo com os escritores,mas pouco tempo depois,foi uma debandada geral.As pessoas começaram a deixar o auditório para fazer não sei o quê.
Grosso modo,foi uma vitória das coordenadoras da EAPE,pois trazer dois vates de renome nacional,mobilizar todos os alunos desse curso,reservar aquele auditório,deve ter dado muito trabalho.Mas foi válido,porque os cursistas atenderam ao chamado,compareceram,interagiram com os colegas,com os pálestrantes e fizeram sua parte.
Agora o que nos resta é socializarmos com os colegas nas próximas aulas e incrementarmos nossos porta-fólio,que no meu caso se chama MEMORIAL.
7o ENCONTRO - 27-05-2008.
I FÓRUM: O GRANDE ENCONTRO COM OS ESCRITORES JONAS RIBEIRO E ANDRÉ NEVES.
Esse fórum ocorreu na igreja Sara Nossa Terra,localizada à quadra 104 do Sudoeste,cujas instalações são muito confortáveis e todos os participántes assistiram à palestra sentados.É um templo de proporções gigantescas.
Às oito horas da manhã já havia muita gente aguardando o iníciuo da palestra,pois o movimento das pessoas tanto dentro quanto fora do templo era muito grande,sorte da vendedora de guloseimas que se instalou na calçada em frenre o prédio.Porque as pessoas enquanto aguardavbam os palestrantes,comiam e bebiam.
Às oito e trinta eu entrei,nisso o professor Maurício e a professora Lenita também chegavam,cumprimentei-os e procurei um lugar para acomodar,sentei-me na segunda fileira,terceira cadeira do segundo quadrante,pois eu não gosto de ocupar lugares muito próximos do palco por causa das conversas paralelas.
Nisso o tempo foi passando e às nove e vine cinco,as coordenadoras da EAPE começaram falando e agradecendo a presença de todas as pessoas presentes no fórum e falaram vários nomes como Márcia,Luisa,Cláudia,Glória,os outros nomes não foi possível escrevê-los.Nisso o auditório estava lotado....
CONTINUAÇÃO.
E o autor cita também outros exemplos desses enganos escritos por Camões e pergunta se ele também errou.Mas a resposta é não,o que ocorreram foram variações linguísticas.E nos explica que a troca do R pelo L se chama rotacismo,tendência natural,já que a Língua Portuguesa é originária do Latim vulgar.
Aprendemos também que a troca do L pelo R é denominada lambdacismo,fato muito comum em português.Percebemos que na variação linguística ocore um fenômeno interessante:quanto menos a pessoa estuda,nemos renda ela terá,menos prestígio ou seja,a remda da pessoa está diretamente relacionada ao mível escolar.Isso se traduz em estigma e/ou prestígio social cuja percepção desse femômeno está enraizado na cultura brasileira,pois onde tem veriação também tem avaliação.Já que somos avaliados constantemente pelo que somos,pelo que falamos e pelo que temos.
Então o autor reza acerca do preconceito linguístico,da prática do professor-pesquisador,da variação e a norma:o que ensinar na escola? Repensando a noção de Erro,de volta ao começo,a avó de Pedro e a seção - para sua informação e revisão.Depois o autor aborda - o que ler?- onde aparece uma lista dos principais autores cujas obras estão direta ou indiretamente relacionadas oa tema - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LINGUAGEM.
Assim,além do fim do uso do trema,percebi que a Língua Portuguesa,com suas questiúnculas e nuances,constitui uma escelente fonte de pesquisa.
FASCÍCULO CINCO.
Esse fascículo foi elaborado pelo professor Marcos Bagno,da UnB,cujo tema abordado é a variação linguística e nele o autor enfatiza a idéia de que a fala das pessoas menos estudadas não pode ser considerada errada e sim,vairação linguística.
No entanto,há uma certa disputa de bastidores entre os gramáticos e os linguístas,pois os primeiros são os puritanos da língua e abominam,por exemplo, a expressão - nois vai no crubi- porque nela aparecem várias infrações à gramática normativa da Língua Portuguesa,mas para o linguísta não há erro pois,para ele,o importante é a comunicação,é a interação entre os sueitos dessa ação verbal.
Na linha da abordagem citada acima,o autor desse fascículo relata outros exemplos de infração gramatical no relato da sala de aula em que a avó de um aluno de uma escola da periferia vem buscar o neto para levá-lo ao Hospital da Clínicas.Mas ao ouvir a fala da vovó,a professora fica enternecida e fala aos seus alunos que eles precisam estudar muito para não falarem errado como aquela vovó.
Entã o o professor Bagno,na seção - UM OLHAR DE PESQUISADOR - explica-nos que ¨quando um morador da zona urbana com alto grau de escolarização ouve uma pessoa falar de um jeito parecido com o da D. Regina,avó do Pedro,a reação mais provável é pensar(ou mesmo dizer,como fez a professora,)que essa pessoa fala tudo errado¨....
REFLEXÃO
Escusando o fato da turma estar cada vez menor,estou gostando muito desse curso.Primeiro,porque é necessário a constante atualização do educador,já que vivemos numa sociedade onde a cada momento surge uma coisa nova,uma idéia nova,um invento novo,uma informação nova.Segundo,porrpue há muito tempo eu não participava de nenhum curso da EAPE.Além do mais, um certificado desse naipe é importante.Terceiro,porque os temas abordados dutante os encontros cuja essência está nos fascículos,estão diretamente relacionados com nossa prática diária.
Além de ser uma oportunidade ímpar para fazermos amigos e construirmos uma rede de conhecimento.Por isso pretendo continuar nesse curso até o fim.Mesmo que não fique mais ninguém,eu ficarei.Porque quero aprender e apreender muito mais pois ¨sei que nada sei¨,quero esse certificado,quero fazer amigos,quero me tornar escritor,quero crescer e aparecer.Quero que o mundo saiba que eu existo.Quero continuar amando e sendo feliz.Quero.
sábado, 14 de junho de 2008
6o ENCONTRO - 15-05-2008
Hoje os colegas do lanche chegaram cedo então o socializamos num momento de descontração.Após o lanche,fizemos uma dinâmica para fixarmos os nomes de todos os colegas.Depois lemos duas tabelas inerentes ao modo de articulação das letras e descobrimos que a troca do R pelo L é um processo chamado rotacismo porque o R vem do grego RHOTA e vimos alguns exemplos interessantes:¨nós só conseguiu¨concordância não redundante verbal.¨Esses menino vive¨- supressão do S.¨Pra mim levá ele¨-(pra)síncope ou supressão de um fonema no interior da palavra...
Então a Lenita nos informou que no dia 29-05-2008 haverá uma palestra com o escritor JONAS RIBEIRO porque a idéia é reunir todos os cursistas em um único local.E que receberemos os convites em nossos e-mails.Vamos aguardar!
Preciso ler essas tabelas com mais atenção em casa pois nelas são abordados assuntos muito relevantes para nossa formação continuada.
A aula foi boa e há muito dever de casa.
5o ENCONTRO - 08-05-2008
Nesse encontro,o professor Maurício escreveu na lousa o nosso e-mail coletivo,que é:professoresdeceilandia@gmail.com, cuja senha é linguaportuguesa.Então eu anotei que na quinta feira passada - 01-05-2008 -não houve aula porque foi feriado em comemoração ao Dia do Trabalho.Por isso, esse encontro de hoje tem valor duplo.Os colegas estavam chegando inclusive o pessoal do lanche pois combinamos de lancharmos no início para não interrompermos no meio nem no final da aula.
Depois do lanche nós vimos a resenha:JANELA INDISCRETA acerca de tudo que já fora fotografado das turma A e B.Vimos o texto sobre variação linguística:eu o conheço/eu conheço ele.Você conhece Rita cujo pai é médico?/Você conhece Rita que tem pai médico?
Depois nós formamos grupos para falarmos acerca do livro de Carlos Bagno pois o volume cinco desse curso está ligado com o volume um,pela abordagem que ambos fazem da variação linguística.
Depois fizemos um cartaz resumindo o tópico estudado pelo nosso grupo e os outros grupos também fizeram cartazer dos tópicos estudados por eles e socializamos nossas impressões e reflexões.Essa aula foi muito frutífera.
COERÊNCIA E COESÃO.
COESÃO - palavras,orações e elementos linguísticos ligados na superfície textual,compreendendo idéias articuladamente.
COERÊNCIA - é a ligação em conjunto dos elementos formativos do texto:fatores conjuntivos,situacionais,socioculturais e interacionais.EX:ANA QUER SABER QUAL SUA RELAÇÃO COM O VELHO CHICO.
ANA -Agência Nacional de Águas.
Podemos dizer que um texto é uma atividade interaçional entre sujeitos sociais realizados para determinados fins.
Proposta do curso -a língua numa abordagem interacional.Se possui significado é texto.
Depois vimos uma charge interessante no site WWW.charge.uol.com.br.A aula de hoje foi muito legal.
4o ENCONTRO - 24-04-2008
Nessa aula,recebemos os crachás,tiramos fotos,vimos um slide com o tema AMOR, com base nas poesias de Drummond¨CONSELHOS DE UM VELHO APAISONADO.¨Participamos da dinânica POEMAS ENLATADOS e a professora Lenita perguntou : Qual será o papel da poesia em sala de aula? A colega Alzira distribuiu um texto intitulado A SOMA DOS TALENTOS.Depois passamos à análise crítica do livro.
Após analisarmos o nosso livro didático,concluímos que:
- Há muitos textos mas eles são pouco explorados,é um livro heterogêneo,não há inovação pois os conceitos são os mesmos de antigamente,há poucas ilustrações e as que aparecem são opacas,não há uma orientação clara acerca da NARRAÇÃO,DESCRIÇÃO e DISSERTAÇÃO,nota 6,0.Obra analisada: Português -Coleção Novos Tempos.Vol. 1.Autores - José de Nicola e Hernani Terra
Ao término das discussões acerca dos livros didáticos,o professor Maurício enfatizou que é preciso construirmos nosso porta-fólio e falou que ¨a língua é poder¨e que devemos falar bem do nosso livro didático,valorizá-lo,registrar no papel nossas práticas enovadoras,que texto enquanto comunicação é interação.
CONSIDERAÇÕES.
Atualmente participo de um curso intitulado ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM ministrado pelos professores Maurício e Lenita.E os meus colegas são professores também.Mas é curioso observar que,quase todos nós temos as mesmas histórias,as mesmas lições de vida,os mesmos objetivos e compromissos com a EDUCAÇÃO.
Na aula de hoje,através das nossa falas,percebi que a nossa história daria uma bela história porque há muito em comum entre nós.Pois temos os mesmos sonhos,desejos,anseios,expectativas quanto à profissão e ao futuro,estamos antenados.
Por isso participo desse curso,porque tenho certeza de que aprenderei muito pois os monitores são muito competentes e nos incentiva a escrever sempre.Mas não basta escrevermos muito,faz-se necessário lermos muito também,assim,juntos chegaremos lá.Lá aonde? Aonde nossos sonhos estiverem.
Por isso,quero continuar escrevendo,colocando minhas idéias no papel para que,se não der uma bela história pelo menos fique registrado minhas reminiscências,o que estou vivendo e ajudando escrever outra história em nossa História.
3o ENCONTRO - 17-04-2008
Nessa aula,nós aguardamos um pouco a chegada dos colegas.Enquanto isso, o professor Maurício escrveu na lousa o seu endereço eletrônico:WWW.profmau.blogspot.com.br.Depois vimos algumas fotos do Elves e o resumo da aula anterior.E o professor enfatizou que é importante se registrar tudo acerca do que acontece durante as aulas.
Frase:¨Não tenho um caminho novo,o que eu tenho de novo é um jeito novo de caminhar¨.Autores que vão à escola: Thiago de Melo,Clara Rosa...Depois a Lenita nos apresentou um livro da Ana Maria Machado com ilustrações de Elisabete Teixeira.E os vocábulos:pau,toco,madeira,mar,pássaro,lonjura,avião,caminho,pedra,ovo,esperança,prisão -no livro ABRINDO CAMINHO.
Depois,em forma de dinâmica,arguimos acerca das nossas experiências e expectativas.Em seguida,analisamos o nosso livro didático.Eu o fiz com a colega Virgínia.E o professor Maurício nos perguntou:De quem é o seu discurso? Essa aula foi muito interessante.
ACONTECEU.
Eu aumentei o questionário da página dez do fascículo um,acerca do futuro e o distribuí ao meus alunos da CORREÇÃO DE FLUXO.Em seguida,assistimos ao filme EU ROBÔ,cuja história ocorre em Chicago,no ano de 2035.
Após o filme,dividi a turma em grupos e pedi que eles debatessem acerca do futuro e,com base no filme,respondessem o questionário.Essa atividade ocorreu em 11-04-2008 - sexta-feira à tarde,no Centro de Essino Fundamental 18 do P Sul.
Nesse dia eu levei meus alunos para a quadra da escola onde havia sombra,pois era uma tarde de muito calor e os discentes gostam desse ambiente,já que a sala de aula fica muito quente nesse turno.
Então os alunos debateram e responderam o questionário com muito interesse e as respostas foram muito interessantes também.Agora preciso trabalhar com eles os conceitos de coerência e coesão para o terceiro encontro do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM.
Foi assim!
2o ENCONTRO - 10-04-2008.
Nessa aula recebemos os outros fascículos do curso.Alguns colegas ainda estavam chegando e os tutores fazeram as apresentações formais acerca do curso.Em seguida lemos os texto FICO ASSIM SEM VOCÊ.
Para reflexão:interação,interatividade,diálogo,escola,vida social.
Questionamentos e considerações:Quais são as regras desse jogo dialogal na comunicação linguística? A linguagem é o centro e a razão de tudo(música,quadro,...)É pela linguagem que nos tornamos humanos.Como os conceitos de texto,linguagem e interação se relacionam?Qual a influência desse conceito na prática pedagógica?Texto,linguagem e interação tem tudo a ver.Por que essa imagem passa comunicação?
¨Sonho provocado pelo vôo de uma abelha três segundos antes de acordar¨,encontrado no site WWW.ilusaodeotica.com.br.Pediram nosso livro didático para a próxima aula.Ficamos sabendo que a Linguística é a ciência da linguagem e que a linguagem é o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação emtre pessoas.
Pediram que estudássemos coerência e coesão para discutirmos sobre esses temas no terceiro encontro.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
CONTINUAÇÃO.
cujos alunos de sétima série apresentavam dificuldades e falta de interesse para produzirem seus textos.Então a professora da turma propôs uma atividade de escrita e apresentou-lhes algumas perguntas para que eles desenvolvessem o tema proposto.
Mas os discentes limitaram-se a responder as perguntas,somente.Não produziram o texto de acorso com a intenção da professora,causando-lhe cerdo desconforto pois ela teve dificuldade em avaliar se o que os alunos escreveram de fato era texto ou não,devido a falta de coerência e coesão,além dos enganos ortográficos e semânticos cometidos por eles.
Então,a partir das respostas dos alunos,a autora passou a dissertar acerca dos seguintes tópicos: olhar do pesquisador,um segundo olhar,um terceiro olhar,sua prática de professor-pesquisador,voltando ao retrato de sala de aula.
Enfim,o mais importante é tomarmos consciência das consequências que as diferentes abordagens teóricas trazem para a sala de aula.Assim,gostei muito de ter estudado esse fascículo porque a linguagem é clara,direta,a autora apresentou excelente fundamentação teórica,num texto colorido e envolvente,com exemplos claros do nosso dia-a-dia.
ABSTRAÇÃO.
A leitura do fascículo 1 do módulo 2 desse curso proporcionou-me a seguinte abstração:
Vivemos numa sociedade interativa e essa interação está nos cartazes,nas placas,nas faixas,nos sinais sonoros e visuais,na tv,no cinema,no teatro,na língua portuguesa falada e escrita,que se transforma em linguagem e fala na interação social.
E que interagindo com a língua cuja autora conceitua como ¨um sistema de signos ou de sinais significativos¨E aparece também o conceito de signo,que segundo a mesma autora ¨é todo e qualquer sinal que apresenta outro objeto e se opõe a outros signos que,juntamente com ele,constituem um sistema significativo¨.
Por isso,tudo que vivemos e sentimos relevantemente para nós,é signo.Pois ¨nosso olhos são constantemente voltados para os signos que nos informam e nos orientam.Assim,língua é um código em funcionamento e que a sua função principal é a de atuação social,de interação entre os seres humanos¨.(Maria Luiza)
Verticalizando os conceitos apresentados,a autora desse módulo,a professora do Instituto de Letras da UnB-Maria Luíza Coroa- apresenta-nos uma situação real de sala de aula.
PARA CASA.
Os tutores nos pediram para lermos o material que recebemos e que após a leitura,nós fizéssemos anotações relevantes para serem publicadas no portfólio.É exatamente isso que estou fazendo agora,passando a limpo nesse blog as sete páginas do documento word que eu já digitara,agora é fazer tudo outra vez.
Mas...tudo bem:):):) EU VOU COMPRAR UM FORD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OS MONITORES DESSE CURSO SÃO:
-LENITA - carioca,casada e professora da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL.
-MAURÍCIO- ex-oficial do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e professor da SEEDF,também.
MEMORIAL REFLEXIVO.
INTRODUÇÃO.
Nesse espaço que estou nomeando ¨MEMORIAL¨,quero registrar meus apontamentos,desapontamentos,reflexões e reminiscências acerca do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM cujas aulas ocorrem normalmente às quintas-feiras pela manhã,no Centro de Treinamento do Trabalhador,da Ceilândia,Distrito Federal.
DIÁRIO - 1o encontro -03-04-2008.
Iniciamos esse curso em 03-04-2008.Ao achegar à sala 22,um vídoclip do Legião Urbana estava sendo exibido pelo instrutor Maurício,depois ele exibiu outro do Elvis.Em seguida a turma toda assistiu ao vídoclip intitulado ¨O PODER DA VISÃO¨.Tudo muito interessante,novo e as pessoas estavam cheias de expectativas.
Então,através do coronograma que recebemos,ficamos sabendo que o curso durará até dezembro desse ano e que as aulas ocorrerão das 8:00 às 11:00 da manhã.E dentre os assuntos abordados pelos presentes foi o CURSO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA CORREÇÃO DE FLUXO da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOP DO DISTRITO FEDERAL.Em seguida,através de uma dinâmica,construímos uma árvore de CONHECIMENTOS E EXPECTATIVAS.E o instrutor nos informou que a avaliação será em forma de um porta-fólio.E os tutores nos informaram também que há uma possibilidade real desse curso ser ampliado para 360 horas,mas que tudo dependerá do desempenho da turma.
Depois o professor Maurício nos informou que o portfólio é um blog eletrônico e que o registro de tudo que ocorrer durante as aulas vai facilitar muito a nossa vida.Por isso estou passando do caderno para esse documento eletrônico.
PROPÓSITOS PESSOAIS.
Escusando o fato de ser um eterno estudante,pleiteio ascender-me intelectual,social,economicamente e ingressar no Mestrado,escrever e publicar livros e continuar sendo feliz na graça e proteção de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Propósitos da disciplina.
Adquirir habilidades e competências suficientes para fazer com que os discentes aprendam ler,interpretar e escrever com eficiência,eficácia e efetividade.Tornando-se assim,cidadãos críticos,criativos,dinâmicos e ativos no meio em que vivem.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
IDENTIFICAÇÃO.
Assinar:
Postagens (Atom)