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segunda-feira, 16 de junho de 2008

CONTINUAÇÃO.

E o autor cita também outros exemplos desses enganos escritos por Camões e pergunta se ele também errou.Mas a resposta é não,o que ocorreram foram variações linguísticas.E nos explica que a troca do R pelo L se chama rotacismo,tendência natural,já que a Língua Portuguesa é originária do Latim vulgar. Aprendemos também que a troca do L pelo R é denominada lambdacismo,fato muito comum em português.Percebemos que na variação linguística ocore um fenômeno interessante:quanto menos a pessoa estuda,nemos renda ela terá,menos prestígio ou seja,a remda da pessoa está diretamente relacionada ao mível escolar.Isso se traduz em estigma e/ou prestígio social cuja percepção desse femômeno está enraizado na cultura brasileira,pois onde tem veriação também tem avaliação.Já que somos avaliados constantemente pelo que somos,pelo que falamos e pelo que temos. Então o autor reza acerca do preconceito linguístico,da prática do professor-pesquisador,da variação e a norma:o que ensinar na escola? Repensando a noção de Erro,de volta ao começo,a avó de Pedro e a seção - para sua informação e revisão.Depois o autor aborda - o que ler?- onde aparece uma lista dos principais autores cujas obras estão direta ou indiretamente relacionadas oa tema - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LINGUAGEM. Assim,além do fim do uso do trema,percebi que a Língua Portuguesa,com suas questiúnculas e nuances,constitui uma escelente fonte de pesquisa.

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