CONTADOR DE VISITAS

contador gratuito

CONTADOR DE VISITAS.

contador gratuito

sexta-feira, 4 de julho de 2008

REGISTRO REFLEXIVO.


Atualmente,o maior desafio nosso é criar estratégias para fazer com que os discentes gostem da disciplina Língua Portuguesa.Porque a maioria deles a detesta,ou seja,não gostam de ler,não gostam de escrever,abominam verbo,substantivo,concordância e assim sucessivamente.
Para minimizar essa situação,eu costumo parabenizar ou istigar os colegas a baterem plamas para o aluno que participa das minhas aulas,que escreve,que lê espontameamente,que faz alguma pergunta fora do eixo:¨posso bebe água? posso ir no banhero? nóis vai sai mais cedú?...
É de arrepiar os cabelos,mas é exatamente nessa situação que eu aproveito para colocar os pingos nos is e contar-lhes os pontos fortes e fracos inerentes ao padrão cultivado pela gramática normativa.Para que eles absorvam a forma ¨correta¨da língua e não se enganem tanto.Porque eles têm o livre arbítrio de consultar o dicionário sempre que surgir qualquer dúvida inerente a grafia de qualquer vicábulo.
Assim,há muito tempo eu não falo que o aluno errou,mas que ele se enganou.Porque o vocábulo ERRO é muito forte e soa negativamente, prejudicando assim,o processo cognitivo do discente.
Mas nem tudo é dissabor,porque sempre tem aquele aluno que presta atenção,que faz todas as atividades propostas,que está sempre alerta,que escreve bem,é dedicado e faz com que nosso esforço valha a pena.
Mas,como ter certeza disso?
Nas turmas de Correção de Fluxo onde atuo,os alunos são instigados constantemente a escrever textos diversos.Quando isso ocorre,eu recolho esses texto,corrijo-os e faço comentários acerca dos enganos e dos acertos que eles realizaram.
Então,quando surge algum engano ortográfico eu o corrijo e peço ao discente que não se engane mais,que consulte o dicionário,que pergunte,que tente redigir com correção,equilíbrio e consciência.
Assim procedo.

Nenhum comentário: