A aula desse dia,iniciou-se com abraços fraternos,boas-vindas,sorrisos e afins.Em seguida nós lanchamos e decidimos como será o amigo-oculto:qualquer coisa no valor entre $15,00 e $20,00,no centro Cultural do CEM 02 mesmo, o sorteio será feito na hora e cada colega deverá levar lanche para fazermos uma confraternização. A tutora Lenita leu um texto intitulado QUAL O SEU DIFERENCIAL? Em seguida fizemos comentários acerca desse texto em relação a nossa prática pedagógica e o tutor Maurício exibiu um vídeo cujas personagens são alunas do letramento de outros estados e o tema era _ a falta de criatividade e de ação de muitos professores.Nesse sentido eu recomendo o filme: ESCRITORES DA LIBERDADE,muito bom mesmo!!!
Em seguida, recebemos um texto intitulado DIFERENTES CONCEPÇÕES DE LÍNGUA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA,da professora Maria Luiza Monteiro Salles Coroa -UnB e iniciamos a leitura do mesmo.À medida que íamos lendo o professor-tutor Maurício ia nos explicando os pontos relevantes do texto para reflexão acerca da nossa prática pedagógica:
¨Língua como estrutura-
*unidade de análise-palavra;
*ênfase na alfabetização-codificação e decodificação;
*contexto desprezado;
*texto como pretexto;
Língua-interação(sócio-interacionista)-
*unidade de análise-texto;
*ênfase no letramento;
*discurso como sinônimo de texto;
*contexto integrante-diálogo com o texto;
*texto como ponto de partida-unidade privilegiada;
*discurso-realização simbólica....¨
Assim,¨o que importa,no fundo,é considerar que a opção pela unidade de trabalho texto desloca para posturas teóricas não-formalistas as concepções que nortearão as tomadas de decisão do professor nas estratégias de ensino aprendizagem.¨Id ibiden,página 04.
Para mim essa é a palavra-chave:decisão.Pois não basta querer mudar,inovar,ser um diferencial.Tem que ter atitude.Pois nossa Língua Portuguesa é viva,dinâmica,fluente e ¨traiçoeira¨,se a pessoa bobear cai nas suas armadilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário