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sábado, 15 de novembro de 2008

LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES.

¨Conhecer a existênsia do uso de outras línguas diferentes da Língua Portuguesa,idioma oficial,significa não só ampliação de horizontes,como também compreensão da complixidade do país.A escloa tem a possibilidade de trabalhar com esse panorama rico e complexo,referindo-se à existência,estrutura e uso de centenas de línguas.Pode,com isso,além de oferecer informações e possibilidtar reflexões sobre a língua materna,promover a compreensão de como se constituem identidades e singularicades de diferentes povos e etnias,considerando as diferentes línguas(o bilinguismo e o multilinguismo) e linguagens presentes nas diversas regiões do Brasil e de outros países. É necessário considerar outros modos de comunicação,como a linguagem do corpo e a linguagem das artes em geral,permitindo transversalizar,em particular,com Educação Física e Arte.A música,a dança,as artes em geral,vinculadas aos difetentes grupos étnicos e a composiões regionais típicas são manifestações culturais que a criança e o adolescente poderão conhecer e vivenciar.Dessa forma enriquecerão seu conhecimento sobre a diversidade presente no Brasil,enquanto desenvolvem seu próprio potencial expressivo. Cabe ressaltar que povos culturammente distintos privilegiam formas distintas de comunicação.A língua falada é apenas uma delas;a escrita alfabética é outra.O corpo é meio de comunicação por excelência:pintura corporal,de diferentes etnias,possui as características de um sistema de comunicação visual,rigidamente estruturado e capaz de simbolizar eventos como o nascimento de uma criança,o casamento ou outros estágiosda vida de um indivíduo.Como arte,a pintura corporal,a cerâmica,a escultura,a cestaria eoutras formas de expressar o conhecimento e a comunicação,exprimem a experiência dos povos que as produziram,e só a partir da configuração cultural de cada um desses povos é que a arte pode ser entendida e apreciada. A linguagem oral,por sua vez,pressupõe a investiugação das histórias orais em diferentes épocas e contextos,como transmissoras de uma determinada cultura,tendo em vista preservar e reinventar valores,normas e costumes no interiro daquele grupo social.Daí a sua relevância para a configuração de nossa memória e identidade.¨(PCNs,pág.134).
Essa é uma pequena colaboração acerca do tema sugerido pelo título dessa postagem,com a seguinte ênfase:em quase todos os fascículos desse curso,os autores citaram algumas partes dos Parâmetros curriculares Nacionais.Então eu decidi lê-los com mais atenção e descobri que são realmente uma grande fonte de inspiração e ensinamento acerca da ética,pluralidade cultural,maio ambiente,saúde,orientação sexual,trabalho e consumo e afins.
Por isso,quem quer ter crédito em qualquer argumentação científica,essa é uma excelente referência bibliográfica.

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