CONTADOR DE VISITAS

contador gratuito

CONTADOR DE VISITAS.

contador gratuito

sábado, 21 de junho de 2008

10o ENCONTRO - 19-06-2008.

DIÁRIO. Esse foi um encontro muito proveitoso porque o Maurício socializou conosco sua experiência com os tutores do projeto -PRÓ-LETRAMENTO - de Manaus.Lemos e debatemos acerca do texto intitulado ¨LETRAMENTO E ENSINO¨ de Antônio Carlos Santos Xavier,da UFPE.Cujas discussões foram acaloradas pois cada grupo leu uma parte do texto e depois socializou com os demais colegas. Depois permutamos nossos endereços eletrônicos para incrementarmos nossa interação aceca da Alfabetização e Linguagem e outros temas inerentes ao curso e relevantes para nossa formação continuada. O lanche também merece um parágrafo nessa diário porque foi um momento de descontração,bate-papo,risos e muitas fotos.Fatos assim são releventes para nossa integração,interação e entretenimento. Em determinado momento da conversa,alguém disse que ¨EDUCAR É HUMANIZAR¨.Registro também que a participação de todos os colegas foi muito efetiva.Isso ocorreu devido a relevância do tema abordado nessa aula. Por enquanto é só.Depois eu escrevo mais.

terça-feira, 17 de junho de 2008

O CÉU.


VOCÊ JÁ OLHOU PARA O CÉU?
NÃO?
ENTÃO OLHE!
ELE ESTÁ LÁ.
NA IMENSIDÃO DO UNIVERSO.
SEMPRE AZUL,SERENO,INTRIGANTE E INFINITO.
DURANTE O DIA.
MAS SEMPRE ESTRELADO,ROMÂNTICO,ENIGMÁTICO.
DURANTE A NOITE.
VEJA QUÃO LINDO É ESSE MANTO QUE NOS COBRE.
ESSE NOSSO CÉU É O MAIS LINDO DO MUNDO.
NINGUÉM TEM UM CÉU IGUAL AO NOSSO.
POIS ELE AGE DE ACORDO COM A NOSSA INSPIRAÇÃO.
CÉU.
EU
PROFESSOR EUSTÁQUIO.
CEILÂNDIA,D.F.
17-06-2008.
ÀS 17:50.

QUERO

Através desses estudos eu: Quero aprender muito,muito mais. Pois sei que nada sei. Quero um diploma. Pois é o resultado do esforço e da dedicação. Quero fazer muitos amigos. E amigas também pois é uma forma de interação social. Quero escrever várias histórias. E publicá-las Pois é a realização de um sonho Quero crescer e aparecer. Pois esse é um dos meus objetivos. Quero que o mundo saiba que eu existo. Pois eu sei que ele existe. Quero continuar amando. Pois o amor supera tudo. Quero ser muito mais feliz. Pois a felicidae está em todos os lugares. (...) Quero. Pois.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

9o ENCONTRO - 12-06-2008.


Essa aula ocorreu no auditório.No início, recebemos nossos crachás,recebemos vários textos cujos títulos são os seguintes:PORTFÓLIO:recurso para avaliação,auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional,escrito pela MSC Maria Susley Pereira,DA UNB;O PORTA-FÓLIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO,de Benigna Maria de Freitas Vellas Boas,da UNB e LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO de Antonio Carlos dos Santos Xavier, da UFPE.
Em seguida,fizemos uma dinâmica que se resumiu na construção de um TREM através de figuras geométricas,cujo resultado foi o mais variado possível,cada um de nós construiu a imagem de um jeito.Então a professora Lenita nos explicou que os desenhos são como avaliação,pois cada aluno interpreta nossos comandos de uma forma,não podemos de jeito nenhum,nevelarmos nossos alunos,porque cada um é um universo desconhecido.
Depois recebemos o cronograma da aula do dia e a professora nos explicouo passo-a-passo como construir um porta-fólio,cujo reforço estava nos textos recebidos minutos antes.
Em seguida,nós lanchamos com o patricínio do Samuel e quando percebemos, o tempo havia se esgotado,então fomos embora sabendo construir um porta-fólio.
Esse encontro foi bom pois eu já estava com saudade e aprendi muito.

8o ENCONTRO - 05-06-2008


Nessa data ocorreu uma palestra intitulada TROCANDO IDÉIAS,no auditório da Escola Parque da 308 Sul,com uma Doutora em Sociolinguística da Universidade de Brasília.
Na verdade,foram duas palestras:uma pela manhã e outra pela tarde.Eu não sei como foi pela manhã porque eu só fui à tarde.
Segundo o orador,era para o auditório estar lotado porque a palestra era destinada a todos os professores de Língua Portuguesa da SEEDF e principalmente aos alunos do curso Alfabetização e Linguagem.
Mas o auditório estava fazio,havia pouco mais de duzentas pessoas,talvez menos.E logo no início da fala da Doutora, cujo nome não me lembro,a platéia começou fazer perguntas,outras pessoas se manifestaram também,houve um certo desconforto e as vozes se alteraram.
Assim,no meio da discussão,eu me levantei e fui embora.Pesso perdão porque sei que isso não se faz:sair antes da palestra acabar,acontece que o clima estava muito enternecedor.A partir daí a palestra deixou de ser interressante.Por isso,saí.

CONTINUAÇÃO.


Então um bispo da igreja cujo nome não me recordo,jez uso da palavra e agradeceu a nossa presença e nos desejou boas vindas.Logo em seguida, houve apresentação do grupo VAGA-LUME e inalmente,às nove e cinquenta da manhã,os autores foram chamados ao palco acompanhados da editora Isis.Eles chegaram,pegaram os microgones e o Jonas pediu para o André começar sua apresentação enquanto o próprio Jonas tirava os saparos para ficar bem à vontade,mostrando-se descontraído,em casa mesmo!
Depois das apresentações formais,o Jonas pegou o microfone e começou falando da questão da alfabetização,dos mistérios e segredos que envolvem essa prática pedcagógica,da vida dele,da sua lua -de-mel e assim,sucessivamente.E a Isis vez em quando fazia um comentário ou uma pergunta para um deles.
No início da palestra as pessoas estavanm interagindo com os escritores,mas pouco tempo depois,foi uma debandada geral.As pessoas começaram a deixar o auditório para fazer não sei o quê.
Grosso modo,foi uma vitória das coordenadoras da EAPE,pois trazer dois vates de renome nacional,mobilizar todos os alunos desse curso,reservar aquele auditório,deve ter dado muito trabalho.Mas foi válido,porque os cursistas atenderam ao chamado,compareceram,interagiram com os colegas,com os pálestrantes e fizeram sua parte.
Agora o que nos resta é socializarmos com os colegas nas próximas aulas e incrementarmos nossos porta-fólio,que no meu caso se chama MEMORIAL.

7o ENCONTRO - 27-05-2008.

I FÓRUM: O GRANDE ENCONTRO COM OS ESCRITORES JONAS RIBEIRO E ANDRÉ NEVES. Esse fórum ocorreu na igreja Sara Nossa Terra,localizada à quadra 104 do Sudoeste,cujas instalações são muito confortáveis e todos os participántes assistiram à palestra sentados.É um templo de proporções gigantescas. Às oito horas da manhã já havia muita gente aguardando o iníciuo da palestra,pois o movimento das pessoas tanto dentro quanto fora do templo era muito grande,sorte da vendedora de guloseimas que se instalou na calçada em frenre o prédio.Porque as pessoas enquanto aguardavbam os palestrantes,comiam e bebiam. Às oito e trinta eu entrei,nisso o professor Maurício e a professora Lenita também chegavam,cumprimentei-os e procurei um lugar para acomodar,sentei-me na segunda fileira,terceira cadeira do segundo quadrante,pois eu não gosto de ocupar lugares muito próximos do palco por causa das conversas paralelas. Nisso o tempo foi passando e às nove e vine cinco,as coordenadoras da EAPE começaram falando e agradecendo a presença de todas as pessoas presentes no fórum e falaram vários nomes como Márcia,Luisa,Cláudia,Glória,os outros nomes não foi possível escrevê-los.Nisso o auditório estava lotado....

CONTINUAÇÃO.

E o autor cita também outros exemplos desses enganos escritos por Camões e pergunta se ele também errou.Mas a resposta é não,o que ocorreram foram variações linguísticas.E nos explica que a troca do R pelo L se chama rotacismo,tendência natural,já que a Língua Portuguesa é originária do Latim vulgar. Aprendemos também que a troca do L pelo R é denominada lambdacismo,fato muito comum em português.Percebemos que na variação linguística ocore um fenômeno interessante:quanto menos a pessoa estuda,nemos renda ela terá,menos prestígio ou seja,a remda da pessoa está diretamente relacionada ao mível escolar.Isso se traduz em estigma e/ou prestígio social cuja percepção desse femômeno está enraizado na cultura brasileira,pois onde tem veriação também tem avaliação.Já que somos avaliados constantemente pelo que somos,pelo que falamos e pelo que temos. Então o autor reza acerca do preconceito linguístico,da prática do professor-pesquisador,da variação e a norma:o que ensinar na escola? Repensando a noção de Erro,de volta ao começo,a avó de Pedro e a seção - para sua informação e revisão.Depois o autor aborda - o que ler?- onde aparece uma lista dos principais autores cujas obras estão direta ou indiretamente relacionadas oa tema - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LINGUAGEM. Assim,além do fim do uso do trema,percebi que a Língua Portuguesa,com suas questiúnculas e nuances,constitui uma escelente fonte de pesquisa.

FASCÍCULO CINCO.

Esse fascículo foi elaborado pelo professor Marcos Bagno,da UnB,cujo tema abordado é a variação linguística e nele o autor enfatiza a idéia de que a fala das pessoas menos estudadas não pode ser considerada errada e sim,vairação linguística. No entanto,há uma certa disputa de bastidores entre os gramáticos e os linguístas,pois os primeiros são os puritanos da língua e abominam,por exemplo, a expressão - nois vai no crubi- porque nela aparecem várias infrações à gramática normativa da Língua Portuguesa,mas para o linguísta não há erro pois,para ele,o importante é a comunicação,é a interação entre os sueitos dessa ação verbal. Na linha da abordagem citada acima,o autor desse fascículo relata outros exemplos de infração gramatical no relato da sala de aula em que a avó de um aluno de uma escola da periferia vem buscar o neto para levá-lo ao Hospital da Clínicas.Mas ao ouvir a fala da vovó,a professora fica enternecida e fala aos seus alunos que eles precisam estudar muito para não falarem errado como aquela vovó. Entã o o professor Bagno,na seção - UM OLHAR DE PESQUISADOR - explica-nos que ¨quando um morador da zona urbana com alto grau de escolarização ouve uma pessoa falar de um jeito parecido com o da D. Regina,avó do Pedro,a reação mais provável é pensar(ou mesmo dizer,como fez a professora,)que essa pessoa fala tudo errado¨....

REFLEXÃO


Escusando o fato da turma estar cada vez menor,estou gostando muito desse curso.Primeiro,porque é necessário a constante atualização do educador,já que vivemos numa sociedade onde a cada momento surge uma coisa nova,uma idéia nova,um invento novo,uma informação nova.Segundo,porrpue há muito tempo eu não participava de nenhum curso da EAPE.Além do mais, um certificado desse naipe é importante.Terceiro,porque os temas abordados dutante os encontros cuja essência está nos fascículos,estão diretamente relacionados com nossa prática diária.
Além de ser uma oportunidade ímpar para fazermos amigos e construirmos uma rede de conhecimento.Por isso pretendo continuar nesse curso até o fim.Mesmo que não fique mais ninguém,eu ficarei.Porque quero aprender e apreender muito mais pois ¨sei que nada sei¨,quero esse certificado,quero fazer amigos,quero me tornar escritor,quero crescer e aparecer.Quero que o mundo saiba que eu existo.Quero continuar amando e sendo feliz.Quero.

sábado, 14 de junho de 2008

6o ENCONTRO - 15-05-2008

Hoje os colegas do lanche chegaram cedo então o socializamos num momento de descontração.Após o lanche,fizemos uma dinâmica para fixarmos os nomes de todos os colegas.Depois lemos duas tabelas inerentes ao modo de articulação das letras e descobrimos que a troca do R pelo L é um processo chamado rotacismo porque o R vem do grego RHOTA e vimos alguns exemplos interessantes:¨nós só conseguiu¨concordância não redundante verbal.¨Esses menino vive¨- supressão do S.¨Pra mim levá ele¨-(pra)síncope ou supressão de um fonema no interior da palavra... Então a Lenita nos informou que no dia 29-05-2008 haverá uma palestra com o escritor JONAS RIBEIRO porque a idéia é reunir todos os cursistas em um único local.E que receberemos os convites em nossos e-mails.Vamos aguardar! Preciso ler essas tabelas com mais atenção em casa pois nelas são abordados assuntos muito relevantes para nossa formação continuada. A aula foi boa e há muito dever de casa.

5o ENCONTRO - 08-05-2008

Nesse encontro,o professor Maurício escreveu na lousa o nosso e-mail coletivo,que é:professoresdeceilandia@gmail.com, cuja senha é linguaportuguesa.Então eu anotei que na quinta feira passada - 01-05-2008 -não houve aula porque foi feriado em comemoração ao Dia do Trabalho.Por isso, esse encontro de hoje tem valor duplo.Os colegas estavam chegando inclusive o pessoal do lanche pois combinamos de lancharmos no início para não interrompermos no meio nem no final da aula. Depois do lanche nós vimos a resenha:JANELA INDISCRETA acerca de tudo que já fora fotografado das turma A e B.Vimos o texto sobre variação linguística:eu o conheço/eu conheço ele.Você conhece Rita cujo pai é médico?/Você conhece Rita que tem pai médico? Depois nós formamos grupos para falarmos acerca do livro de Carlos Bagno pois o volume cinco desse curso está ligado com o volume um,pela abordagem que ambos fazem da variação linguística. Depois fizemos um cartaz resumindo o tópico estudado pelo nosso grupo e os outros grupos também fizeram cartazer dos tópicos estudados por eles e socializamos nossas impressões e reflexões.Essa aula foi muito frutífera.

COERÊNCIA E COESÃO.


COESÃO - palavras,orações e elementos linguísticos ligados na superfície textual,compreendendo idéias articuladamente.
COERÊNCIA - é a ligação em conjunto dos elementos formativos do texto:fatores conjuntivos,situacionais,socioculturais e interacionais.EX:ANA QUER SABER QUAL SUA RELAÇÃO COM O VELHO CHICO.
ANA -Agência Nacional de Águas.
Podemos dizer que um texto é uma atividade interaçional entre sujeitos sociais realizados para determinados fins.
Proposta do curso -a língua numa abordagem interacional.Se possui significado é texto.
Depois vimos uma charge interessante no site WWW.charge.uol.com.br.A aula de hoje foi muito legal.

4o ENCONTRO - 24-04-2008

Nessa aula,recebemos os crachás,tiramos fotos,vimos um slide com o tema AMOR, com base nas poesias de Drummond¨CONSELHOS DE UM VELHO APAISONADO.¨Participamos da dinânica POEMAS ENLATADOS e a professora Lenita perguntou : Qual será o papel da poesia em sala de aula? A colega Alzira distribuiu um texto intitulado A SOMA DOS TALENTOS.Depois passamos à análise crítica do livro. Após analisarmos o nosso livro didático,concluímos que: - Há muitos textos mas eles são pouco explorados,é um livro heterogêneo,não há inovação pois os conceitos são os mesmos de antigamente,há poucas ilustrações e as que aparecem são opacas,não há uma orientação clara acerca da NARRAÇÃO,DESCRIÇÃO e DISSERTAÇÃO,nota 6,0.Obra analisada: Português -Coleção Novos Tempos.Vol. 1.Autores - José de Nicola e Hernani Terra Ao término das discussões acerca dos livros didáticos,o professor Maurício enfatizou que é preciso construirmos nosso porta-fólio e falou que ¨a língua é poder¨e que devemos falar bem do nosso livro didático,valorizá-lo,registrar no papel nossas práticas enovadoras,que texto enquanto comunicação é interação.

CONSIDERAÇÕES.

Atualmente participo de um curso intitulado ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM ministrado pelos professores Maurício e Lenita.E os meus colegas são professores também.Mas é curioso observar que,quase todos nós temos as mesmas histórias,as mesmas lições de vida,os mesmos objetivos e compromissos com a EDUCAÇÃO. Na aula de hoje,através das nossa falas,percebi que a nossa história daria uma bela história porque há muito em comum entre nós.Pois temos os mesmos sonhos,desejos,anseios,expectativas quanto à profissão e ao futuro,estamos antenados. Por isso participo desse curso,porque tenho certeza de que aprenderei muito pois os monitores são muito competentes e nos incentiva a escrever sempre.Mas não basta escrevermos muito,faz-se necessário lermos muito também,assim,juntos chegaremos lá.Lá aonde? Aonde nossos sonhos estiverem. Por isso,quero continuar escrevendo,colocando minhas idéias no papel para que,se não der uma bela história pelo menos fique registrado minhas reminiscências,o que estou vivendo e ajudando escrever outra história em nossa História.

3o ENCONTRO - 17-04-2008


Nessa aula,nós aguardamos um pouco a chegada dos colegas.Enquanto isso, o professor Maurício escrveu na lousa o seu endereço eletrônico:WWW.profmau.blogspot.com.br.Depois vimos algumas fotos do Elves e o resumo da aula anterior.E o professor enfatizou que é importante se registrar tudo acerca do que acontece durante as aulas.
Frase:¨Não tenho um caminho novo,o que eu tenho de novo é um jeito novo de caminhar¨.Autores que vão à escola: Thiago de Melo,Clara Rosa...Depois a Lenita nos apresentou um livro da Ana Maria Machado com ilustrações de Elisabete Teixeira.E os vocábulos:pau,toco,madeira,mar,pássaro,lonjura,avião,caminho,pedra,ovo,esperança,prisão -no livro ABRINDO CAMINHO.
Depois,em forma de dinâmica,arguimos acerca das nossas experiências e expectativas.Em seguida,analisamos o nosso livro didático.Eu o fiz com a colega Virgínia.E o professor Maurício nos perguntou:De quem é o seu discurso? Essa aula foi muito interessante.

ACONTECEU.

Eu aumentei o questionário da página dez do fascículo um,acerca do futuro e o distribuí ao meus alunos da CORREÇÃO DE FLUXO.Em seguida,assistimos ao filme EU ROBÔ,cuja história ocorre em Chicago,no ano de 2035. Após o filme,dividi a turma em grupos e pedi que eles debatessem acerca do futuro e,com base no filme,respondessem o questionário.Essa atividade ocorreu em 11-04-2008 - sexta-feira à tarde,no Centro de Essino Fundamental 18 do P Sul. Nesse dia eu levei meus alunos para a quadra da escola onde havia sombra,pois era uma tarde de muito calor e os discentes gostam desse ambiente,já que a sala de aula fica muito quente nesse turno. Então os alunos debateram e responderam o questionário com muito interesse e as respostas foram muito interessantes também.Agora preciso trabalhar com eles os conceitos de coerência e coesão para o terceiro encontro do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM. Foi assim!

2o ENCONTRO - 10-04-2008.

Nessa aula recebemos os outros fascículos do curso.Alguns colegas ainda estavam chegando e os tutores fazeram as apresentações formais acerca do curso.Em seguida lemos os texto FICO ASSIM SEM VOCÊ. Para reflexão:interação,interatividade,diálogo,escola,vida social. Questionamentos e considerações:Quais são as regras desse jogo dialogal na comunicação linguística? A linguagem é o centro e a razão de tudo(música,quadro,...)É pela linguagem que nos tornamos humanos.Como os conceitos de texto,linguagem e interação se relacionam?Qual a influência desse conceito na prática pedagógica?Texto,linguagem e interação tem tudo a ver.Por que essa imagem passa comunicação? ¨Sonho provocado pelo vôo de uma abelha três segundos antes de acordar¨,encontrado no site WWW.ilusaodeotica.com.br.Pediram nosso livro didático para a próxima aula.Ficamos sabendo que a Linguística é a ciência da linguagem e que a linguagem é o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação emtre pessoas. Pediram que estudássemos coerência e coesão para discutirmos sobre esses temas no terceiro encontro.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

CONTINUAÇÃO.

cujos alunos de sétima série apresentavam dificuldades e falta de interesse para produzirem seus textos.Então a professora da turma propôs uma atividade de escrita e apresentou-lhes algumas perguntas para que eles desenvolvessem o tema proposto. Mas os discentes limitaram-se a responder as perguntas,somente.Não produziram o texto de acorso com a intenção da professora,causando-lhe cerdo desconforto pois ela teve dificuldade em avaliar se o que os alunos escreveram de fato era texto ou não,devido a falta de coerência e coesão,além dos enganos ortográficos e semânticos cometidos por eles. Então,a partir das respostas dos alunos,a autora passou a dissertar acerca dos seguintes tópicos: olhar do pesquisador,um segundo olhar,um terceiro olhar,sua prática de professor-pesquisador,voltando ao retrato de sala de aula. Enfim,o mais importante é tomarmos consciência das consequências que as diferentes abordagens teóricas trazem para a sala de aula.Assim,gostei muito de ter estudado esse fascículo porque a linguagem é clara,direta,a autora apresentou excelente fundamentação teórica,num texto colorido e envolvente,com exemplos claros do nosso dia-a-dia.

ABSTRAÇÃO.

A leitura do fascículo 1 do módulo 2 desse curso proporcionou-me a seguinte abstração: Vivemos numa sociedade interativa e essa interação está nos cartazes,nas placas,nas faixas,nos sinais sonoros e visuais,na tv,no cinema,no teatro,na língua portuguesa falada e escrita,que se transforma em linguagem e fala na interação social. E que interagindo com a língua cuja autora conceitua como ¨um sistema de signos ou de sinais significativos¨E aparece também o conceito de signo,que segundo a mesma autora ¨é todo e qualquer sinal que apresenta outro objeto e se opõe a outros signos que,juntamente com ele,constituem um sistema significativo¨. Por isso,tudo que vivemos e sentimos relevantemente para nós,é signo.Pois ¨nosso olhos são constantemente voltados para os signos que nos informam e nos orientam.Assim,língua é um código em funcionamento e que a sua função principal é a de atuação social,de interação entre os seres humanos¨.(Maria Luiza) Verticalizando os conceitos apresentados,a autora desse módulo,a professora do Instituto de Letras da UnB-Maria Luíza Coroa- apresenta-nos uma situação real de sala de aula.

PARA CASA.

Os tutores nos pediram para lermos o material que recebemos e que após a leitura,nós fizéssemos anotações relevantes para serem publicadas no portfólio.É exatamente isso que estou fazendo agora,passando a limpo nesse blog as sete páginas do documento word que eu já digitara,agora é fazer tudo outra vez. Mas...tudo bem:):):) EU VOU COMPRAR UM FORD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OS MONITORES DESSE CURSO SÃO: -LENITA - carioca,casada e professora da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. -MAURÍCIO- ex-oficial do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e professor da SEEDF,também.

MEMORIAL REFLEXIVO.

INTRODUÇÃO. Nesse espaço que estou nomeando ¨MEMORIAL¨,quero registrar meus apontamentos,desapontamentos,reflexões e reminiscências acerca do curso ALFABETIZAÇÃO & LINGUAGEM cujas aulas ocorrem normalmente às quintas-feiras pela manhã,no Centro de Treinamento do Trabalhador,da Ceilândia,Distrito Federal. DIÁRIO - 1o encontro -03-04-2008. Iniciamos esse curso em 03-04-2008.Ao achegar à sala 22,um vídoclip do Legião Urbana estava sendo exibido pelo instrutor Maurício,depois ele exibiu outro do Elvis.Em seguida a turma toda assistiu ao vídoclip intitulado ¨O PODER DA VISÃO¨.Tudo muito interessante,novo e as pessoas estavam cheias de expectativas. Então,através do coronograma que recebemos,ficamos sabendo que o curso durará até dezembro desse ano e que as aulas ocorrerão das 8:00 às 11:00 da manhã.E dentre os assuntos abordados pelos presentes foi o CURSO DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA CORREÇÃO DE FLUXO da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOP DO DISTRITO FEDERAL.Em seguida,através de uma dinâmica,construímos uma árvore de CONHECIMENTOS E EXPECTATIVAS.E o instrutor nos informou que a avaliação será em forma de um porta-fólio.E os tutores nos informaram também que há uma possibilidade real desse curso ser ampliado para 360 horas,mas que tudo dependerá do desempenho da turma. Depois o professor Maurício nos informou que o portfólio é um blog eletrônico e que o registro de tudo que ocorrer durante as aulas vai facilitar muito a nossa vida.Por isso estou passando do caderno para esse documento eletrônico.

PROPÓSITOS PESSOAIS.

Escusando o fato de ser um eterno estudante,pleiteio ascender-me intelectual,social,economicamente e ingressar no Mestrado,escrever e publicar livros e continuar sendo feliz na graça e proteção de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Propósitos da disciplina.

Adquirir habilidades e competências suficientes para fazer com que os discentes aprendam ler,interpretar e escrever com eficiência,eficácia e efetividade.Tornando-se assim,cidadãos críticos,criativos,dinâmicos e ativos no meio em que vivem.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.


Olá amigos da Sociedade do Conhecimento!
É com imensurável satisfação que inicio minhas memórias nesse espaço de importância cerne, para que nós possamos nascer,crescer,evoluir e incrementar nosso processo mnemónico e formarmos uma sociedade que tem como objectivo primordial: A EDUCAÇÃO.

IDENTIFICAÇÃO.


Olá amigos!
Eu sou o professor Eustáquio,casado sem filhos.Fiz graduação em Letras: Língua Portuguesa /Língua Inglesa no UNICEUB e especialização em Educação a Distância na Universidade Católica de Brasília.
Gosto muito da minha profissão,por isso estou fazendo o curso ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.