sexta-feira, 4 de julho de 2008
12o ENCONTRO.
Ao chegar,encontrei os professores enfeitando a sala com bandeirinhas e já havia umas quatro colegas confabulando baixinho.Em seguida outros colegas foram chegando também e acomodando-se em seus respectivos lugares.
Então o professor Maurício exibiu um vídeo do cantor Sidney Magal.Depois a professora Lenita nos entregou nossos crachás.
Em seguida fomos lanchar com direito a parabéns aos aniversariantes do semestre e torta com suco.Tudo lindo e maravilhoso na maior animação e emoção.
Após o lanche,foram exibidas umas fotos ao som de uma música intitulada ¨A LISTA¨.Tudo muito bonito,muito lindo e emocionante,essa aula foi toda emoção.
Depois participamos de uma dinâmica:
a)O que eu compro do colega?
b)O que eu peço emprestado do colega?
c)O que eu dou ao colega?
Tais mistérios foram revelados aos risos,tudo muito descontraído e harmonioso.Terminada a dinâmica,fomos informados de que nosso retorno será no dia 31-07-2008.Notícia boa porque eu estou empolgadíssimo com esse curso,e fico torcendo que chegue logo o próximo encontro.Enquanto isso é só saudade!
Em seguida,vimos um vídeo do Persival,o terapeuta sexual,cujo personagem é muito ilário,pois ele usa uma linguagem do internetês muito satírica.
E assim terminou esse encontro com gosto de quero mais.
Valeu pessoas,eu amo vocês!! :)
REGISTRO REFLEXIVO.
Atualmente,o maior desafio nosso é criar estratégias para fazer com que os discentes gostem da disciplina Língua Portuguesa.Porque a maioria deles a detesta,ou seja,não gostam de ler,não gostam de escrever,abominam verbo,substantivo,concordância e assim sucessivamente.
Para minimizar essa situação,eu costumo parabenizar ou istigar os colegas a baterem plamas para o aluno que participa das minhas aulas,que escreve,que lê espontameamente,que faz alguma pergunta fora do eixo:¨posso bebe água? posso ir no banhero? nóis vai sai mais cedú?...
É de arrepiar os cabelos,mas é exatamente nessa situação que eu aproveito para colocar os pingos nos is e contar-lhes os pontos fortes e fracos inerentes ao padrão cultivado pela gramática normativa.Para que eles absorvam a forma ¨correta¨da língua e não se enganem tanto.Porque eles têm o livre arbítrio de consultar o dicionário sempre que surgir qualquer dúvida inerente a grafia de qualquer vicábulo.
Assim,há muito tempo eu não falo que o aluno errou,mas que ele se enganou.Porque o vocábulo ERRO é muito forte e soa negativamente, prejudicando assim,o processo cognitivo do discente.
Mas nem tudo é dissabor,porque sempre tem aquele aluno que presta atenção,que faz todas as atividades propostas,que está sempre alerta,que escreve bem,é dedicado e faz com que nosso esforço valha a pena.
Mas,como ter certeza disso?
Nas turmas de Correção de Fluxo onde atuo,os alunos são instigados constantemente a escrever textos diversos.Quando isso ocorre,eu recolho esses texto,corrijo-os e faço comentários acerca dos enganos e dos acertos que eles realizaram.
Então,quando surge algum engano ortográfico eu o corrijo e peço ao discente que não se engane mais,que consulte o dicionário,que pergunte,que tente redigir com correção,equilíbrio e consciência.
Assim procedo.
11o encontro.
Para esse encontro, eu cheguei às 8:00 horas em ponto e os professores Maurício e Lenita já estavam a postos.
Logo os colegas começaram a chegar e iniciou-se um debate acerca do projeto Ciência em Foco e a formação do professor.
Hoje chegou um professor que mudou de turma,por motivos...pessoais.Em seguida,recebemos o cronograma da aula cujo tema era ORTOGRAFIA e fomos tomar café patrocinado pelas professoras Júlia e Noélia.
Depois recebemos um convite para participarmos de um fórum no dia primeiro de julho,no Centro de Convenções com os escritores Leo Cunha e Maria Antonieta.E ficamaos sabendo que no dia 10-07-2008-quinta-feira,não precisaremos vir porque todos os docentes estarão reunidos em suas escolas para avaliar o projeto pedagógico da escola,do governo...
Ao recebermos umas cópias da revista do Chico Bento,iniciamos a leitura e dramatização do mesmo.Foi uma leitura legal e ficamos sabendo o que seja um ALOFONE-que nada mais é do que a variação de fonema.Ex:[tsia] e [tia]-¨tia¨na pronúncia nordestina e tia normal.No próximo encontro estudaremos o fascículo 2.
Assinar:
Postagens (Atom)