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sábado, 23 de agosto de 2008

MUDANÇA LINGUISTICA.

¨A língua é uma máquina do tempo,viva e dinâmica.Nela convivem,lado a lado,aqui e agora,formas muito antigas,que remontam a séculs ou milênios atrás,e formas novas,que prenunciam o futuro do idioma.Entrar nessa máquina do tempo é uma aventura fascinante,como é fascinante tudo o que tem a ver com a linguagem humana.¨ MARCOS BAGNO. Olha leitore(a)s,citei esse parágrafo porque essa é a síntese desse fascículo.E confesso que fiquei enternecido ao final da leitura,pois percebi que o professor Marcos Bagno escreve com muita fluidez,simplicidade,mas com profundidade pois demonstra conhecer o tema:MUDANÇA LINGUÍSTICA.Ao explicar e comprovar cientificamente suas explicações, ele faz com que o leitor/pesquisador/professor que tem um pouco de senso crítico,perceba que a noção de erro é,realmente,muito relativa.E o Marcos nos avisa¨nosso objetivo principal,nesse fascículo(e também nos outros que fazem parte desta coleção),é contribuir para uma revisão crítica da velha e surrada noção de erro¨.Pois todo esse ¨regionalismo¨ tem um porquê,numa evolução natural da língua até chegar no atual nível.Então o autor citou vários exemplos:fruita,abêia,cuié,fôia,...Quem fala desse jeito está errado? Erro? O que é erro? O fato é que, há muito tempo eu aboli essa palavra do meu vocabulário.Em sala de aula eu digo que o aluno se enganou ,quando ele escreve uma palavra que fere a gramática normativa.E o explico que do ponto de vista gramatical, tal palavra precisa ser observada,mas do ponto de vista linguístico(agora sociolinguístico),ele está certo,pois o importante é se comunicar.Não sei se esto certo o não mas a verdade é qe e não gosto do vocábulo ERRO,ele é muito forte.Pois,precisamos estar atentos às variações e mudanças linguísticas,constantemente.Porque realmente ¨a língua muda com o tempo¨.

sábado, 16 de agosto de 2008

15o ENCONTRO.

Esse encontro ocorreu em 14-08-08,no Centro Cultural do CEM 03 e foi muito frutífero,porque após o lanche,nós fizemos a dinâmica do desenho,depois recebemos o cronograma do dia,fizemos análise de um texto humorístico,cujo tema era as piadas.Texto esse que enriqueceu muito o meu conhecimento sobre a arte de contar piadas.Apesar de ser péssimo nisso,descobri que há técnicas para deixar o ouvinte mais atento e causar o efeito esperado.Depois recebemos uma folha de papela a4 com algumas piadas e as debatemos,foi um momento de descontração porque algumas pessoas não resistiram e contaram algumas também.Então nós lemos um texto da Fernanda Yong,meio capcioso,mas ao final,descobre-se que se trata do sono,achei-o muito criativo.Aí recebemos ¨SUGESTÕES DE ATIVIDADES - GÊNEROS TEXTUAIS¨.Cujas atividades foram comentadas pela professora Lenita e os tópicos foram divididos entre os colegas presentes.Cujas apresentações devem ocorrer na próxima aula,impreterivelmente.Eu fiquei com a atividade -CONTANDO PIADAS.E apresentarei aos colegas uma prática de sala de aula que eu cultivo quando os alunos já estão cansados.Assim,foi um encontro muito rico pois nós lanchamos,estudamos,sorrimos,tiramos fotos,contamos piadas,recebemos dever de casa além de termos que ler o volume seis-MUDANÇA LINGUÍSTICA -de CARLOS BAGNO,para a próxima aula.E assim caminha a humanidade.Nessa postagem mostra o exato momento em que eu fotografei alguém me fotografando.

14o ENCONTRO.

Esse encontro aconteceu no dia 07-08-08,no auditório do CEM 03 para que pudéssemos discutir algumas mudanças no currículo das escolas públicas do DF.Mas, ao chegarmos lá,o que houve foi desabafo por parte das meninas da ¨EQUIPE DAS SÉRIES FINAIS¨e dos poucos professores que compareceram.Então marcou-se outra reunião para que os professores fossem preparados com sugestões colhidas previamente nas coordenações.Foi assim que nós,do CEF 18 - P Sul fizemos e uma colega levou as nossas sugestões.Eu fui para o curso Alfabetização e Linguagem.

sábado, 9 de agosto de 2008

TIPOS TEXTUAIS.

Sobre esse tema, a doutora Maria L.M.S.Coroa afirma que¨não podemos nos esquecer de que tudo que dissermos para textos escritos pode,com as devidas adaptações,valer para textos orais.¨Por isso,¨buscamos nos textos ¨pistas¨ que caracterizam uma certa estabilidade que permite classificá-lo quanto ao gênero.Entre essas ¨pistas¨algumas são de natureza mais linguística do que sociocomunicativa.¨ Na seção ¨Retratos de sala de aula¨,texto 1- os enunciados predominantemente são do tipo narrativo.No texto 2,são do tipo expositivo.¨ Por quê? No tipo narrativo,podemos perceber como a mudança dos acontecimentos é relevante para a textualidade.Que as circunstâncias temporais são fundamentais para dar a idéia de ação.Elas são expressas por verbos principalmente no pretérito perjeito e imperjeito,advérbios e conjunções temporais. Já o tipo descritivo se caracteriza por enumerar uma sequência de propriedades,que não indicam ação,mas constroem imagens mentais de um objeto a partir de um ponto de vista.Por isso,esse tipo é comumente associado à dimenção espacial,como se o olhar do leitor fosse conduzido,linguisticamente,para um passeio por determinados lugares.Nesse caso,os verbos mais utilizados são os de estado e os adjetivos são uma categoria gramatical privilegiada,juntamente com os advérbios de lugar. Mas,diferentemente da descrição,que remete a objetos,pessoas ou lugares,a exposição tem como tema,idéias e fenômenos.Esse tipo textual se caracteriza por enunciados de identificação e ligação de fenômenos,com predominância de verbos no presente acrecidos de grupos nominais(adjetivos e substantivos)que estabelecem a ligação entre o sujeito oracional e justificativas,ou características de fenômenos.É um tipo textual muito empregado para explicar relações entre processos ou argumentos. O tipo argumentativo recorre com muita frequência às relações lógicas,como,por exemplo,as de causa e consequência,para mostrar a verdade daquilo que diz.Por isso é o tipo que predomina em textos que têm como objetivo convencer o leitor sobre algum ponto de vista. Por último,o tipo instrucional ou injuntivo,que é utilizado para dar instruções ou ordens.A predominância é do emprego do modo imperativo ou do uso de verbos modais como DEVER e é muito usado em manuais de instruções,bulas de remédio ou avisos em geral.Assim,o tipos textuais são muito limitados:NARRATIVO,DESCRITIVO,EXPOSITIVO,ARGUMENTATIVO,INJUNTIVO/INSTRUCIONAL.¨ PS:Não é brinquedo não,pois quanto mais sei descubro que nada sei.:) Essa foto foi tirada em uma das coordenações.

domingo, 3 de agosto de 2008

Abordagem Comparativa.


Comparando a abordagem feita por dois grandes vates da Literatura Brasileira,acerca dos Gêneros Literários,entendi o seguinte:
1-José de Nicola,em seu livro intitulado Língua,Literatura e Redação,v.1,escreve o seguinte:
a)Gênero lírico,cujo nome vem de lira,destaca-se as poesias- ODE,HINO,ELEGIA,ILÍDIO,ÉCLOGA,EPITALÂMIO,SÁTIRA.
b)Gênero dramático-drama em Grego significa ação.O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:TRAGÉDIA,COMÉDIA,TRAGICOMÉDIA,FARSA.
c)Gênero épico-a palavra epopéia vem do Grego épos ¨verso¨,+ poieô,¨faço¨,e se refere à narrativa,em forma de versos,de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo.Dentre as principais epopéias(ou poemas épicos) destacamos:
-Ilíada e Odisséia(Homero,Grécia;narrativa sobre a guerra entre Grécia e Tróia).
-Eneida(Virgílio,Roma;narrativa dos feitos Romanos).
-Paraíso Perdido(Milton,Inglaterra)
-Os Lusíadas(Camões,Portugual)
Na literatura brasileira,as principais epopéias foram escritas no século XVIII:
-Caramuru(Santa Rita Durão).
-O Uraguai(Basílio da Gama).
d)Gênero Narrativo_ romance,novela,conto,fábula.
2-Maria Luiza Monteiro Sales Coroa- ela afirma que¨devemos reconhecer que as situaçãos comunicativas dedinidoras dos gêneros textuais são muito diversificadas e variam ao longo da história e das culturas.Por outro lado,as formas de organizar linguisticamente as sequências linguísticas,ou enunciados que constituem tipos,são limitadas.Vimos todas elas: narativa,descritiva,expositiva,argumentativa e injuntuva(instrucional¨).E afirma também que ¨nesses exemplos também pudemos notar que nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros.Nem um gênero realiza apenas um tipo.Por isso falamos em sequências de enunciados com predominância de tipos¨.E nos apresenta o seguinte esquema,na página 33:
- Gêneros textuais:realizações sociocomunicativas.
-Tipos textuais:realizações linguísticas(estruturais e formais).
Assim,descobri que, quanto mais sei,descubro que nada sei.E que,estudar muito,muito,muito é prciso.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Registro reflexivo.


Em 31-08-2008,estudamos o fascículo 2 do Módulo 2 do curso Alfabetização & Linguagem,cujo assunto é GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS.Então nós fomos divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por ler e socializar para os colegas a sua parte.A princípio,nós ficamos meio inertes porque nossos conceitos de gêneros literários eram totalmente diferentos dos apresentados pela autora Maria L.M.S.Coroa.
Então percebemos que o gênero textual está associado à finalidade do texto, ao modelo de texto,que pode ser:CARTA,TELEFONEMA,SERMÃO,BILHETE,OFÍCIO,ENTREVISTA,POEMA,BLOG,E-MAIL,CONFERÊNCIA,AULA,ARTIGO,CHAT,TELEGRAMA,NOVELA,TESTA,CARDÁPIO,RECEITA MÉDICA,RECEITA CULINÁRIA,...que promove interação linguística e competência sociocomunicativa,segundo a autora Maria Luiza.
E que os tipos de texto podem ser classificados de acordo com a organização interna acerca dos verbos,que normalmente aparecem no pretérito perfeito,imperfeito e mais-que-perfeito.Assim,a autora afirma na página 31 que¨as formas de organizar linguisticamente as sequências linguisticas,ou enunciados que constituem tipos são limitadas.Vimos todas elas:narrativa,descritiva,expositiva,argumentativa e injuntiva(instrucional).¨

13o Encontro - 31-07-08.


Após o recesso,voltamos para a continuação do nosso curso Alfabetização & Linguagem.Confesso que já estava com saudade,por isso ,esse encontro foi muito especial porque nossos colegas estavam lá,firmes e fortes.Pena que não temos para onde ir nos próximos encontros,porque a sala onde ficávamos foi ocupadas pelos alunos dessa escola,já que é uma escola técnica,a procura por cursos profissionalizantes nesse segundo semestre foi muito grande,mas tudo bem,não podemos é desistir.
Assim,ao chegar,o professor Maurício estava na porta e nos pediu para irmos ao auditório.Quando todos chegaram,foi exibido um vídeo acerca do abraço, do ponto de vista do mineiro,onde se usou uma linguagem particularmente regional.Interessante,até.Depois fizemos a dinâmica do abraço,em seguida,a Lenita nos entregou um texto intitulado ¨NÓIS MUDEMO¨ de Fidêncio Baga,cuja leitura foi socializada e o tema do texto foi a exclusão social do aluno Lúcio Rodrigues Barbosa motivada pelo tipo de linguagem que ele usava.Assim,não suportando a chacota dos colegas na escola,ele foi embora para muito longe e nunca mais estudou.Sofrendo assim,todas as mazelas e agruras da vida.Esse texto é bastante enternecedor,pois aborda uma realidade triste e cruel.
Após a leitura e comentários acerca do texto lido,nós recebemos o cronograma do dia,com os objetivos do encontro,a programação e o trabalho pessoal a ser desenvolvido no blog ou no portfólio.